Enquanto no Brasil, pela subordinação da Igreja ao Estado, as relações entre clero e maçonaria se davam num clima de tranquilidade - até 1872 - na Europa o "ultramontanismo" procurava reagir e reconquistar as posições perdidas para os liberais e revolucionários. Sobre a presença da maçonaria no Brasil de D. Pedro II é incorreto afirmar que... *
A) era comum a participação de católicos nas lojas maçônicas, sendo essa uma prática normalmente aceita pelo clero brasileiro.
B) devido à instituição do padroado e do beneplácito, o clero brasileiro não impunha restrições à participação dos católicos na maçonaria.
C) sofria forte oposição do papa Pio IX, o que gerou uma ruptura do Vaticano com o Império brasileiro, principalmente após as prisões de D. Vital e D. Macedo, bispos de Olinda e do Pará, respectivamente.
D) após forte pressão de D. Pedro II através da chamada "Missão Penedo", Pio IX acabou aceitando a participação dos católicos brasileiros na maçonaria.
E) D. Vital Maria, bispo de Olinda e D. Antonio Macedo Costa, bispo do Pará, acabaram, após longo processo, sendo presos e condenados a quatro anos de trabalhos forçados.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
Acho que é essa, espero ter ajudado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás