Respostas
Resposta:
Química »
Modelo atômico de Schrödinger
Por João Gomes Neto
Graduação em Química (UNIB, 2008)
Ouça este artigo:
Com a efervescência das duas primeiras décadas do século XX, físicos e químicos discutiam a natureza do átomo, dos elétrons e da eletrosfera. Já em 1916 Sommerfeld propusera uma mudança no entendimento das variáveis quânticas do modelo atômico de Rutherford – Bohr.
Louis de Broglie, já em meados da década de 1920, propôs a extensão da dualidade “onda-partícula” ao elétron. Para Broglie, o elétron apresentava comportamento de partícula e de onda, e por este motivo elétrons poderiam apresentar propriedades da mecânica ondulatória. De Broglie postulara o enunciado de que “a todo elétron em movimento está associada uma onda característica”, admitindo este comportamento dualístico e chocando-se diretamente com as proposições anteriores, que afirmavam que o elétron descrevia órbitas circulares ao redor do núcleo.
Esta afirmação foi bastante contestada pelos cientistas contemporâneos de Louis de Broglie, porém experimentos realizados à época comprovaram a tese de que elétrons poderiam apresentar e obedecer à preceitos das leis ondulatórias, como se fossem ondas luminosas
Explicação:
Resposta:
Por definição, temos: orbital é a região do espaço que o elétron ocupa no maior intervalo de tempo. É a região de máxima probabilidade de se encontrar um elétron.
Explicação: