Resposta rápido pfvv!!! HELPP
Na presença de perigo é comum ocorrer a chamada reação de fuga ou luta, em que o organismo apresenta
rapidamente uma série de alterações como aumento da frequência cardíaca e respiratória, maior entrada de
luz no olho, aumento metabólico, entre outros. Essas alterações contribuem para que o animal fuja do perigo ou lute contra ele. Essas respostas estão relacionadas a qual divisão do sistema nervoso periférico? Justifique.
Respostas
☺☻CLARO!☻☺
SUA RESPOSTA CHEGA MAIS RÁPIDO QUE O FOXY :)
Estão ligadas ao sistema nervoso autônomo, mais especificamente o simpático
Como assim ?
Existem 2 tipos de sistema nervoso autônomo
Que seriam ?
O simpático
O parassimpático
Qual a função do simpático ?
Sabe quando você está andando no meio da rua, e pensa que está correndo perigo ? a sua frequência cardíaca aumenta bastante, você começa a transpirar, há um aumento na sua pressão arterial, suas pupilas se dilatam para você poder prestar mais atenção na sua volta, os seus pulmões conseguem reter mais oxigênio no caso de você precisar correr, direciona o sangue para os membros superiores e inferiores, contração dos vasos sanguíneos, dilatação da bexiga, entre alguns outros efeitos, essa é a adrenalina, é o hormônio que representa o sistema nervoso simpático, é esse hormônio que vai preparar seu corpo para lutar ou para fugir.
E a função do parassimpático ?
Quando o perigo passa, não há mais sentido de seu corpo estar em estado de alerta (ação do sistema nervoso simpático), portanto, quando você percebe que o perigo passou, o seu sistema nervoso autônomo parassimpático tem o efeito contrário do simpático, ou seja, a sua frequência respiratória e cardíaca vão voltar ao normal, sua pressão arterial vai diminuir, as suas pupilas vão se contrair, a sua bexiga vai se contrair, ou seja, e isso tudo é resultado da acetilcolina, o efeito contrário do simpático, portanto, aumento da frequência cardíaca e respiratória, maior entrada de luz no olho, aumento metabólico, entre outros efeitos estão relacionados ao sistema nervoso autônomo simpático.
Essas alterações contribuem para que o animal fuja do perigo ou lute contra ele.
sim!
O sistema nervoso autônomo (SNA) é o responsável pelas respostas reflexas (de natureza automática), controla a musculatura lisa (a musculatura cardíaca e as glândulas exócrinas) e permite o aumento da pressão arterial e o aumento da frequência respiratória