• Matéria: Biologia
  • Autor: loreoliverjesus
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique o fato do hemisfério sul e norte estarem sempre em estações diferentes

Respostas

respondido por: yinyim21
0

Resposta:

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Outono: 20 de março de 2020 às 00h50min

Inverno: 20 de junho de 2020 às 18h44min

Primavera: 22 de setembro de 2020 às 10h31...

Verão: 21 de dezembro de 2020 às 07h02min

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite.

 

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Solstício e Equinócio

→ Solstício: fenômeno astronômico que compreende o início do verão e do inverno nos hemisférios. Nesse período, o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios, o que é conhecido como solstício de verão. Quando um hemisfério está no solstício de verão, o outro está no solstício de inverno.

→ Equinócio: fenômeno astronômico que compreende o início da primavera e do outono. Nesse período, que ocorre duas vezes ao ano, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, os dias e as noites têm igual duração.

Estações do ano no Brasil

As estações do ano não ocorrem de maneira precisa em quase todo o Brasil. Estados da região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro apresentam as estações do ano mais bem definidas.

Na maioria das regiões, há duas estações bem determinadas: uma quente e úmida, outra quente e seca. Veja abaixo as principais características das estações do ano no Brasil:

Verão: durante esse período, ocorrem chuvas de curta duração. Mudanças temporais repentinas também são comuns em decorrência do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.

O verão representa um período chuvoso e de altas temperaturas.

Outono: nesse período, ocorrem a redução dos índices pluviométricos e a queda gradual das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes da região Centro-Oeste do país. Durante essa estação, as condições meteorológicas variam rapidamente, ocorrendo geadas e nevoeiros na região Sul.

Inverno: estação em que as temperaturas apresentam queda em algumas localidades e elevação em outras. Regiões como Sudeste e Centro-Oeste apresentam, nesse período, o menor índice pluviométrico do ano e baixa umidade do ar. Nas regiões Sudeste e Sul, especialmente, há atuação de frentes frias. Nessa época do ano, é comum a ocorrência de doenças respiratórias, em virtude da baixa umidade do ar.

Primavera: é um período de mudanças nas temperaturas e aumento gradativo dos índices pluviométricos. Representa a transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. Durante esse período, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam temperaturas que tendem a elevar-se ao longo da estação.

Explicação:

bons estudos

Perguntas similares