• Matéria: Contabilidade
  • Autor: viniciuslemkeamaral
  • Perguntado 3 anos atrás

Imagine que você trabalha em uma empresa que está em fase de auditoria no setor de contabilidade. Você será responsável por analisar os dados já lançados e conferir se estes estão especificados de forma correta e padronizada.

Ao chegar no tópico "Trato de pesquisa e desenvolvimento", você notou inconsistências nos padrões lançados. Após muito tempo analisando cuidadosamente os dados, você chegou à conclusão de que havia divergências em relação às normas internacionais.

Você deverá fazer uma solicitação de ajuste do trabalho ao funcionário. Sua atividade consiste em apontar qual deve ser a tratativa em relação aos gastos especificados na pesquisa e no desevolvimento da empresa, considerando as Normas Internacionais de Contabilidade.

Respostas

respondido por: m2009avila
4

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Considerando as Normas Internacionais de Contabilidade, os gastos com pesquisas e desenvolvimento tem tratamentos distintos, a norma contábil (CPC 04) define o seguinte:

Pesquisa é a investigação original e planejada realizada com a expectativa de adquirir novo conhecimento e entendimento científico ou técnico.

Desenvolvimento é a aplicação dos resultados da pesquisa ou de outros conhecimentos em um plano ou projeto visando à produção de materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços novos ou substancialmente aprimorados, antes do início da sua produção comercial ou do seu uso.

De acordo com o item 54 do CPC04: Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

Já os gastos com desenvolvimento precisam de observação, porque se atenderem a algumas condições devem ser capitalizados no grupo do Ativo: possibilidade de demonstração da intenção de encerramento do intangível, possibilidade técnica para terminar, habilidade em usar ou vender, análise de como esse ativo irá gerar rendimentos econômicos em um período futuro, desimpedimento de recursos financeiros para a conclusão do desenvolvimento, e habilidade para verificar com segurança os gastos relacionados. Se os gastos com desenvolvimento não satisfizerem as condições de reconhecimento como ativo, devem ser contabilizados direto no resultado (como despesa, quando incorridos).

Explicação:

Perguntas similares