URGENTEEE classicismo
Camões em alemão
“Nas pequenas obras líricas de Camões encontramos graça e sentimento profundo, ingenuidade, ternura, melancolia cativante, todos os graus de sentimentos mais debilitados, indo do prazer mais suave até o desejo mais ardente, saudade e tristeza, ironia, tudo na pureza e claridade da expressão simples, cuja beleza não podia ser mais acabada, e cuja flor não podia ser mais florescente. Seu grande poema, “Os Lusíadas”, é um poema heróico no pleno sentido da palavra. Camões tira do poeta Virgílio a idéia de um poema épico nacional que compreenda e apresente, sob a luz mais fulgurante, a fama, o orgulho e a glória de uma nação desde suas mais antigas tradições.”
(Esse trecho foi extraído do curso de Friedrich Schlegel (1772-1829), conceituado filósofo romântico alemão, sobre história da literatura européia, e publicado no Caderno Mais da Folha de São Paulo, em 21 de maio de 2000.)
Tendo em vista o texto acima, seria incorreto afirmar que:
A)
em Os Lusíadas, Camões narra a viagem de Vasco da Gama às Índias, sendo este navegador o grande herói português aclamado no poema.
B)
em Os Lusíadas, Camões resgata alguns episódios tradicionais portugueses, como o de Inês de Castro.
C)
em Os Lusíadas, Camões canta a fama e a glória do povo português.
D)
em Os Lusíadas, Camões invoca as Tágides, ninfas do rio Tejo, a fim de que lhe dêem inspiração na construção deste seu poema heroico.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A) Ele narra a viagem de Vasco de Gama às Índias.
Os lusíadas é na verdade um conto de uma viagem escrita por Camões, enquanto ele viajava, resolveu registrar através de os lusíadas a viajem as Índias, tendo uma forma registrada da viajem e também um poema para contar a realeza (naquela época os poemas eram escritos para contar a realeza grandes feitos, pois a família real queria sua história de alguma forma "documentada" para contar as futuras gerações).
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos! ^^
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás