Respostas
Resposta:
O átomo é a estrutura que forma a matéria, sendo composto de prótons, nêutrons e elétrons, que ficam ao redor do núcleo, além de outros compostos menores. Foi batizado com esse nome pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo, com o significado de “indivisível”.
Com o passar do tempo, várias teorias surgiram sobre os átomos, então, os modelos atômicos também surgiram. Quer saber mais? Leia, aqui no Gestão Educacional, informações completas a respeito.
Explicação:
Aristóteles, conhecido filósofo grego, já havia tentado explicar que todas as substâncias existiam a partir dos quatro elementos naturais: terra, fogo, ar e água. Já Demócrito, que era cientista e matemático, disseminou a ideia de que havia um limite para o tamanho das partículas, de que tão pequenas não poderiam mais ser divididas, chamando, então, de átomos. Porém, no século XIX, o modelo mais aceito foi o de Dalton.
Descobrindo-se o Atomo se pode começar a perceber, que havia partículas menores que protozoários e bactérias, o que expandiu o conhecimento e o mais importante: a curiosidade, para cada vez mais estudar partículas menores, graças a isso descobriu-se que o átomo pode ser dividido em prótons neutrons e elétrons, e os mesmos em íons e por aí vai diminuindo cada mais. A radiação nem se fala, quantos morreram no começo das Usinas Nucleares, por não ter equipamento necessário para mexer com urânio, césio, plutônio e entre outros. graças a essas pessoas a OMS (Organização Mundial da Saúde) estipulou uma lei que fala sobre o descarte correto de materiais radioativos como as maquinas de raio X e os resíduos de experiências de química etc... o que pode previnir diversas doenças radioativas..