Respostas
1) Os principais impactos ambientais da mineração são: o aumento da turbidez e variação da qualidade da água, alteração do seu pH (a água pode ficar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, assoreamento de rios, poluição do ar etc.
2) Há problemas sociais causados: pelo desemprego gerado pelo esgotamento das jazidas minerais; pelo abandono dessas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico; e pela poluição sonora causada pelas explosões nas minas.
3) O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (exploração de minerais), animal (peles, carne, óleos...), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos...).
Resposta:
1) Os principais impactos ambientais da mineração são: o aumento da turbidez e variação da qualidade da água, alteração do seu pH (a água pode ficar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, redução do oxigênio dissolvido nos ecossistemas aquáticos, assoreamento de rios, poluição do ar
2) entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração Podemos destacar: remoção de vegetação em todas as áreas de extração; poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios.
3) O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do ouro.
Explicação: