1) Leia a passagem a seguir:
"A palavra latim deriva de Latium, que traduzido para o português é Lácio, cidadela romana estrategicamente localizada, onde viviam os latinos – adjetivo pátrio do habitante de Latium. Teria sido ela o berço dessa língua de origem indo-europeia que, mais tarde, originou as demais línguas românicas: português, espanhol, francês, italiano, romeno, catalão, provençal, reto-romano, sardo e dalmático."
(SALCES, C. D. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 63.)
Com base na passagem, analise as seguintes afirmativas:
I) Devido à região de sua origem, metaforicamente, a língua portuguesa é chamada por poetas de "Ouro do Lácio".
II) A "origem indo-europeia" faz referência direta ao chamado indo-europeu, uma protolíngua, ou seja, uma espécie de língua mãe.
III) O latim, assim como o português, integra o conjunto de línguas românicas, sendo que cada um deles deu origem a línguas específicas, em diferentes regiões.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
---------------------------------
2)Leia a passagem a seguir:
"A Linguística Histórica é uma disciplina científica, pois visa descrever os diferentes processos de mudança na história de uma língua ou família de línguas e construir hipóteses explicativas para os fenômenos encontrados, com base em quadros teóricos definidos. É importante destacar que a Linguística Histórica produziu conhecimento sobre as línguas por meio das gramáticas históricas. Estas não tinham o objetivo de ditar regras de comportamento quanto ao certo e ao errado na fala e na escrita, como o faz a maioria das gramáticas normativas que você conhece, mas buscavam descrever as mudanças pelas quais as línguas passaram ao longo do tempo. Portanto, não tinham um caráter prescritivo, mas descritivo. Especificamente a partir da Linguística Histórica, passou-se a analisar as línguas por meio do estudo das marcas deixadas pelos processos de mudança, ou seja, buscou-se sistematizar as regras internas dos processos gerados por mudanças e que podem ser estudados a partir de seus resultados nas línguas."
(SALCES, C. D. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 33-34.)
Com base na passagem, analise as seguintes afirmativas:
I) Por ser uma "disciplina científica", a linguística histórica constitui a base teórica de pesquisas.
II) As gramáticas comumente utilizadas nas escolas enquadram-se no conjunto de gramáticas históricas.
III) O processo de "descrever as mudanças pelas quais as línguas passaram ao longo do tempo" constitui um trabalho de ordem diacrônica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
Av1 - História da Língua Portuguesa
Respostas
1- Analisando as alternativas citadas e comparando com as informações do texto, a alternativa que demonstra as afirmações corretas é a letra c.
A afirmação I e III estão corretas. Porém a questão II está incorreta, a característica indo-europeia da língua portuguesa é caracterizada pelo fato da língua portuguesa incluir diversas outras línguas.
2- Observando todas as informações tratadas pelo texto, é possível considerar que todas as afirmações citadas estão corretas. Logo a alternativa correta é a letra e.
A afirmação I é correta pois a língua portuguesa, sempre foi composta por estudos científicos que a formularam e a moldaram ao longo do tempo.
A afirmação Ii é correta, pois demonstra a necessidade de recorrer a gramáticas históricas, para adaptar ao longo do tempo a língua portuguesa.
Na afirmação III, vemos o termo correto a ser utilizado para o processo de evolução da língua portuguesa ao longo do tempo.
Resposta:
Resposta 1° = b) II, apenas.
Resposta 2°= c) I e III, apenas.
Alternativa assinalada
Alternativa assinalada
Explicação: