Respostas
Resposta:
Os pares II, III e IV.
Explicação passo a passo:
No par I, temos e . Para saber se estas frações são equivalentes, podemos simplificar a fração . Fazemos isso dividindo a fração por qualquer quantia possível. Veja:
÷ 2
Dividimos 12 por 2, cujo resultado é 6. Depois dividimos 20 por 2, cujo resultado é 10. Temos: .
Ainda podemos dividir a fração mais uma vez por 2. Logo, temos: .
Agora, perceba que e possuem o mesmo denominador (o número 5), mas não têm o mesmo numerador (em uma fração, é 3. Na outra fração, é 1). Logo, as frações do par I não são equivalentes.
Fazemos o mesmo esquema para os pares II, III e IV.
Par II: e . Perceba que na última fração, o denominador, 27, é ímpar. Portanto, não é divisível por 2. No entanto, é divisível por 3. Simplificamos:
÷ 3 (6 ÷ 3 = 2; 27 ÷ 3 = 9)
. Logo, as frações do par II são equivalentes.
Par III: e . Perceba que o denominador da primeira fração, 6, é par, divisível por 2. Mas o numerador da fração, 9, é ímpar. Então não podemos dividir por 2, mas 9 e 6 podem dividir por 3. Logo, simplificamos:
÷ 3 (9 ÷ 3 = 3; 6 ÷ 3 = 2).
Temos . No entanto, o denominador não é 4, como em . Precisamos transformar o denominador 2 em 4. Para isto, multiplicamos o denominador 2 por 2, obtendo 4. Logo, toda a fração será multiplicada por 2.
× 2 ( 3 × 2 = 6; 2 × 2 = 4).
.
Logo, as frações do par III são equivalentes.
Par IV: e . Nenhum número de nenhuma das frações é par, então nenhuma fração é divisível por 2. No entanto, são divisíveis por 3. Simplificamos:
÷ 3 (9 ÷ 3 = 3; 21 ÷ 3 = 7).
.
Logo, as frações do par IV são equivalentes.
Se houver uma alternativa E indicando os pares II, III e IV, marque ela. Se não houver, você pode marcar a letra C) II e IV.
Espero ter ajudado. Bons estudos! :)