Respostas
Os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.
Altitude:
Segue a mesma lógica da anterior, só que em um nível mais terreno. No caso, regiões de maior altitude, como montanhas muito altas, tendem a ter uma temperatura mais baixa do que regiões mais próximas ao nível do mar. Tem uma relação muito forte com a pressão atmosférica, ou seja, onde está mais próximo do nível do mar será menos frio; onde está mais distante, será mais frio.
Latitude:
Está relacionada à noção de que as regiões mais próximas à Linha do Equador, ou seja, as de baixa latitude, tendem a ter um aumento de temperatura na maior parte do ano. E as regiões mais distantes da Linha do Equador tendem a apresentar temperaturas mais baixas. Por isso que, em países como o Canadá ou a Rússia, faz mais frio do que no Brasil ou na Arábia Saudita.
Massas de Ar:
As massas de ar são movimentos climáticos muito importantes que alteram o clima onde quer que apareçam. No caso, seguem a mesma lógica de latitude: as massas que surgem mais próximas da Linha do Equador tendem a ser mais quentes e levar calor para as regiões onde chegam, e as massas derivadas das regiões dos polos são mais frias. Essas massas ocorrem quando há movimentação de ar devido às diferenças de pressão atmosférica do planeta.
Maritimidade:
Nesse fator, o que consta é a relação do mar com o continente. Uma cidade litorânea tende a ter maior teor de umidade do que uma cidade distante do oceano. Isso ocorre devido à evaporação constante da água dos mares. Portanto, uma cidade litorânea como Santos tende a ser mais úmida do que uma cidade no centro de Goiás.
Relevo:
Em locais com maior número de montanhas, a tendência é ter menos dispersão do ar, o que atrasa a chegada desse ar às regiões próximas e faz com que o clima seja mais quente ou menos fresco. Esse relevo de formações rochosas influencia também as massas de ar ou a umidade que eventualmente podem chegar a essas regiões.
Vegetação:
Aqui o que conta são as plantas. Quanto mais habitada de vegetação uma região for, mais úmida será e menos incidência de raios solares receberá, devido à capacidade das plantas de absorver e refletir o sol. Portanto, regiões com menos árvores e plantas tendem a ser mais secas e quentes, e regiões mais povoadas de fauna e flora costumam ser mais úmidas e refrescantes.
Correntes marítimas:
Influenciam o nível de umidade e, por consequência, o clima de determinada região. Por exemplo, onde o mar é mais quente, a água tende a evaporar mais rápido, tornando assim aquele lugar mais úmido. Onde o mar é mais frio, a evaporação leva mais tempo, não aumentando tanto o nível de umidade.