O sistema nervoso autônomo é dividido em duas porções cujo funcionamento e contrário e complementar .Cite quais são estes sistemas criando um quadro sinoptico para mostrar as funções de cada um:
Respostas
Resposta:
Explicação:
O sistema nervoso autônomo (SNA) é um conjunto complexo de neurônios que controlam a homeostase interna sem intervenção consciente ou controle voluntário do sistema nervoso central. As células do SNA possuem nervos em todas as vísceras e influenciam todas as suas atividades, bem como fazem a mediação de mudanças no estado metabólico do organismo.
O sistema nervoso autônomo contém dois tipos de neurônios que interagem entre si nos gânglios próximos à medula espinhal.
Os neurônios pré-ganglionares iniciais começam no sistema nervoso central em diferentes partes da medula espinhal. Esses neurônios pré-ganglionares formam sinapses com neurônios pós-ganglionares nos gânglios que decoram os dois lados da medula espinhal. O neurônio pós-ganglionar forma uma sinapse com células efetoras.Existem dois ramos principais para o Sistema Nervoso Autônomo:
o sistema nervoso simpático, e o
sistema nervoso parassimpático.
Os neurônios do sistema nervoso simpático emergem das regiões torácica e lombar da medula espinhal. Enquanto os neurônios parassimpáticos estão associados às regiões cranial e sacral.Termos de Biologia Relacionados
Gânglio– Em neurobiologia, refere-se a um aglomerado de corpos celulares neurais consistindo de soma e dendritos. Diferentes células dentro dos gânglios estão ligadas umas às outras através de sinapses, gânglios diferentes interagem para formar um plexo.
Pilo-ereção – Ação involuntárias no corpo, geralmente em resposta ao frio, ou medo. Comumente chamado de arrepios.
Plexo– Rede ramificada de nervos ou gânglios interconectados, que pode inervar uma área relativamente grande dentro do corpo.
Soma– Corpo celular bulboso de um neurônio, contendo o núcleo.