Napoleão adotou uma postura ditatorial ao decretar o bloqueio continental e proibir os países europeus de
comercializar com a Inglaterra. Esse fato teve alguma consequência para Napoleão?
A Rússia aderiu ao bloqueio continental? Comente a sua resposta.
03) Após a derrota de Napoleão à Russia, o que houve após esse fato?
04) Escreva o que aconteceu após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.
Respostas
Resposta:
Vou colocar a história aqui em explicação.
4) A monarquia foi restaurada na França, com o trono sendo entregue a Luís XVIIIe Napoleão foi enviado para a ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo, para lá permanecer em exílio.
Explicação:
4) A Batalha de Waterloo marcou a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte em 1815. ... O imperador francês abdicou de sua posição, a monarquia foi restaurada na França, com o trono sendo entregue a Luís XVIII, e Napoleão foi enviado para a ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo, para lá permanecer em exílio.
História:
O imperador francês, Napoleão Bonaparte, havia colocado em prática uma política militar expansionista, com intuito de estender seu domínio sobre toda a Europa. Mas a Inglaterra, a maior potência industrial europeia, conseguiu resistir às tentativas de conquista por parte da França napoleônica.
Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental.
Portugal e o bloqueio continental
Portugal se encontrava numa situação bastante difícil, sofrendo pressões tanto dos ingleses quanto dos franceses.
De um lado, Napoleão exigia que Portugal rompesse a política e economicamente com a Inglaterra, fechasse seus portos e expulsasse o embaixador inglês.
Mas a Inglaterra tinha fortes laços comerciais com Portugal. Por conta disso, os ingleses pressionaram os portugueses para que assinassem uma convenção secreta, que asseguraria a Portugal a transferência da sede da monarquia lusitana para o Brasil.
Em contrapartida, os portugueses deveriam tomar as seguintes medidas em benefício da Inglaterra: a entrega da esquadra portuguesa; a entrega da Ilha da Madeira; a concessão de um porto livre em território colonial brasileiro; e a assinatura de inúmeros tratados de comércio exclusivamente com os ingleses.
Em 1807, França e Espanha assinaram o tratado de Fontainebleau, que formalizava a decisão de ambas as nações de invadirem Portugal e dividirem entre si suas colônias.
Diante desse acontecimento, a Coroa portuguesa viu sua transferência para o Brasil como a única salvação da dinastia de Bragança, e decide aceitar o acordo proposto pela Inglaterra.
Assim, Dom João 6º decide pela vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.