• Matéria: História
  • Autor: guilhermefguilhermet
  • Perguntado 3 anos atrás

qual classe social tinha poder político durante a monarquia em Roma​

Respostas

respondido por: pesquisasdogoogle
0

Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana.

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

Para entender a política, primeiro precisamos entender a sociedade romana, que era dividida de acordo com a ocupação de cada um. Os grandes donos de terra, os patrícios, possuíam o domínio político. Eram a minoria, mas mesmo assim alcançavam o topo da hierarquia, fosse por conta do seu poder aquisitivo ou em decorrência de sua descendência. Roma ainda possuía uma estrutura patriarcal e escravista. Em seguida, na pirâmide, vinham os clientes, que apesar de livres, eram fortemente ligados aos patrícios. Geralmente eram estrangeiros e refugiados. Depois, os artesãos, pequenos comerciantes ou trabalhadores livres, que integravam a plebe. Os plebeus, apesar de maioria, não possuíam quase nenhum poder político nem participação religiosa. E por fim, tinha os escravos, geralmente presos políticos que não tinham direito algum, e eram vendidos como mercadorias.

Explicação:

O período da Monarquia O período da Monarquia vai desde 753 a 509 a. C. Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos. Os grandes grupos sociais da Roma Antiga Como citado na fase da monarquia já havia a divisão entre patrícios, plebeus, clientes e os escravos.

Perguntas similares