Respostas
Resposta:
Introdução e Objetivo
O judô foi criado por Jigoro Kano no Japão, esta modalidade agrega várias capacidades físicas, que podem interferem no desempenho e no rendimento do atleta, mas podem ser treinadas e aperfeiçoadas. Além da capacidade física o atleta também deve estar bem condicionado, onde bem desenvolvido suas capacidades melhoram, tendo um nível maior de resistência, força e velocidade. Desta maneira este trabalho teve como objetivo identificar o nível de capacidade física dos atletas de judô, identificar suas habilidades e suas dificuldades.
Metodologia
A pesquise se desenvolveu de modo quantitativo, descritiva, em Campo Mourão, tendo como população os judocas, com uma amostra de 15 atletas, sendo 7 mulheres e 8 homens. A pesquisa foi realizada com testes que verificaram as capacidades físicas, na agilidade, resistência muscular e força. Os testes foram realizados na academia Viver Bem de Campo Mourão, e foram utilizados o teste de Shuttle Run para agilidade, de flexão de braço para resistencia de membro superior, de resistência abdominal, de impulsão horizontal para força de membro inferior, e de suspenção na barra fixa para força de membro superior.
Resultados
Os níveis de agilidade dos atletas masculino se encontram em bom e excelente, já do grupo feminino estão entre os níveis bom e médio, mostrando um maior desenvolvimento da agilidade do grupo masculino. Já os de resistência muscular de membros superiores dos atletas masculino se encontram no nível ótimo, e do grupo feminino estão entre o nível médio e ótimo, mostrando que o desenvolvimento masculino está melhor que o feminino. Os de resistência abdominal dos atletas masculino se encontram nos níveis excelentes e acima da média, já os do grupo feminino se encontram entre excelente e na média, podemos então perceber que a um desenvolvimento maior de resistência muscular no grupo masculino. Os de força de membro inferiores dos atletas masculinos se encontram mais alto do que os femininos, os quais está localizada no nível excelente, e os níveis dos atletas femininos estão entre os níveis excelente e muito bom. Os de força dos membros superiores dos atletas masculinos variam bastante de tempo, os quais estão entre um nível bom e fraco, já os resultados do grupo femininos variam de médio e fraco, pois o tempo de suspensão foi pequeno. Desta maneira podemos perceber que os níveis de capacidade física dos atletas masculinos se encontram mais desenvolvidos do que os femininos, em todas as capacidades que foram testadas, desde agilidade, resistência muscular de membros superiores, resistência abdominal, força de membros superiores e força de membros inferiores.
Considerações Finais
Contudo podemos perceber que os níveis de capacidade física dos atletas de judô estão bem desenvolvidos, estando a maioria em níveis bons e excelentes, tendo apenas a força de membros superiores baixa. Em todos as capacidades físicas o grupo feminino se encontra em níveis mais baixos que o grupo masculino, mostrando menor desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Resposta:
A sistematização do treinamento no Judô é complexa, pois se trata de um desporto que combina diversas capacidades motoras. Dessas capacidades , existem três que formam a base de sustentação do processo de treinamento de judocas: a FORÇA, a VELOCIDADE e a RESISTÊNCIA.
- Explicação: me coloca como melhor resposta por favor(@ @)