• Matéria: Química
  • Autor: katileneadriana
  • Perguntado 3 anos atrás

A metalurgia do pó é um processo de fabricação que utiliza pós para a concepção de peças. Esses pós são sólidos, na forma de partículas muito pequenas, e podem ser metálicos, ou não. Para os pós que não são metálicos. A respeito dos conceitos que envolvem a metalurgia do pó, assinale a única afirmação correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A prensagem isostática a quente (PIQ) ocorre como em um processo convencional. Seu produto final apresenta, no geral, maior precisão dimensional.

Alternativa 2:
A prensagem e sinterização combinada tem a vantagem de poder, ao mesmo tempo em que compacta, fazer a sinterização.

Alternativa 3:
O processo net shape consistem e produzir a peça com grande quantidade de sobremetal para que seja atingindo as dimensões finais no processo de usinagem.

Alternativa 4:
A partícula de pó pré-ligado possibilita a formação de ligas que não podem ser constituídas por pós elementares, como no caso dos aços inox.

Alternativa 5:
Na etapa de compactação é onde realizamos a obtenção da mistura e da homogeneização dos pós metálicos, compactando em apenas um elemento.


Anônimo: Precisando de aulas particulares, Mapas e exercicios?
Entre em contato com L.M Mentoria Estudantil, há 7 anos ensisnando com qualidade!
whtss: (27)99905-4258
ref. gradação em Química pela UFES, pós graduação em Orientação Educacional, Mestrando atualmente na UFV - MG .

Respostas

respondido por: edersontabarini
4

Resposta:

Alternativa 4 correta

Explicação:


denobi3540: Eu marquei Alternativa 2, sinterização.
respondido por: alexzocatelli
2

Resposta:

Alternativa 2

Explicação:

Pag: 87

A metalurgia do pó é um processo de fabricação que utiliza pós para a concepção de peças. Esses pós são sólidos, na forma de partículas muito pequenas, e podem ser metálicos, ou não. Para os pós que não são metálicos, a obtenção destes é feita por meio de britagem ou por moagem, que é o caso, por exemplo, dos pós de cerâmica tradicional. Para os pós de metal e os de cerâmica que são formados à base de óxidos e carbonetos, estes são originários de processos industriais.

No processo de metalurgia do pó, habitualmente, executam-se processos de produção sequenciais, iniciando pela compactação ou compressão, normalmente, feita em prensas formadas por matriz e punção; a elevação da temperatura com a finalidade de aglutinamento das partículas em uma massa mais compacta, chamada de sinterização, realizado abaixo da temperatura de fusão do pó.


eduardoramires: Está errada a alternativa II. Conforme página 93 - Denominada prensagem isostática a quente (PIQ), este método tem a vantagem de poder, ao mesmo tempo em que compacta, fazer a sinterização.
Perguntas similares