Respostas
Resposta:
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas
HIV é o nome do vírus que dá origem à AIDS e que é conhecido cientificamente como Vírus da Imunodeficiência Humana. Este vírus que pode entrar no corpo através do contato com sangue e/ou fluídos corporais de uma pessoa infectada e, a partir desse momento, a pessoa passa a ser considerada HIV positiva ou "soropositiva" e pode também contaminar outras pessoas através do contato com seu sangue e/ou fluidos corporais, mesmo que não apresente nenhum sinal ou sintoma específico.
A AIDS, ou Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, é uma doença grave que acontece quando o vírus HIV já se multiplicou e desenvolveu bastante no corpo, fazendo com que o sistema imunológico deixe de conseguir defender o organismo. Quando isso acontece, a pessoa tem maior tendência para desenvolver complicações muito graves, mesmo perante infecções comuns, como uma gripe ou infecção urinária, por exemplo.
Explicação: