• Matéria: Biologia
  • Autor: NathanHehe
  • Perguntado 3 anos atrás

Redação de 30 linhas sobre reprodução dos fungos

Respostas

respondido por: JoaoPedroaz
0

Resposta:

Explicação:

Como ocorre a reprodução assexuada

A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo. Com isso, é constituído o ciclo assexuado.

A reprodução assexuada pode ser também por fragmentação. Isso ocorre quando um micélio é fragmentado e, desse modo, gera outros micélios. Já a forma de reprodução por brotamento acontece quando as gêmulas da levedura Saccharomyces cerevisae permanecem ligadas no genitor e constituem cadeias de células.

Como ocorre a reprodução sexuada

A reprodução sexuada no Reino Fungi compreende o processo de troca de material genético que ocorre por meio da fusão de hifas. Nos fungos aquáticos, por exemplo, sucede a produção de gametas flagelados. Esses fundem-se e criam zigotos que concederão novos seres.

A importância dos fungos

O Reino Fungi é importante para o ecossistema assim como os demais: Reino Animalia, Reino Monera, Reino Plantae e o Reino Protista. Um dos exemplos é que os fungos são utilizados na fabricação de alimentos, como queijos, pão e bebidas alcoólicas,  e ainda contribuem com o processo de decomposição de matéria orgânica.  

Fabricação de alimentos

É comum utilizar fungos no processo de fabricação de pão, assim como na produção de bebidas alcoólicas como vinho e cerveja. Para prepará-los usa-se o fungo espécie Saccharomyces cerevisiae. Os fungos também são utilizados na produção de queijos como o Camembert e o Roquefort.

Decompositores

Os fungos também são importantes para o processo de decomposição da matéria orgânica, como os saprófagos. Ao lado das bactérias eles participam do sistema de reciclagem dos nutrientes. Apesar de serem importantes para o processo de decomposição, os fungos também são capazes de trazer prejuízos econômicos, por exemplo: aos agricultores. Isso pode acontecer porque esses seres são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos e plantas.  

Os danos à saúde

Apesar do Reino Fungi ser importante para o ecossistema ele também pode causar danos à saúde. Existem doenças como aspergilose, pano branco, frieiras e candidíase provocadas por fungos. A forma de tratamento deve ser sempre orientada por um médico especialista.      

Aspergilose

Essa doença é causada pelo fungo Aspergillus. Uma das características é que a aspergilose ataca principalmente os pulmões. Alguns sintomas podem ter tosse, febre, perda de peso e catarro com sangue. A doença pode ainda provoca alergias e é capaz de atingir vias respiratórias gerando sinusites e otites. Geralmente é indicado tratamentos com antifúngicos, mas é necessário ir ao especialista.  

Candidíase

A candidíase é uma doença também provocada pelo fungo candida. O mais comum é o Candida albicans. Esse ser já habita em quantidade pequena no organismo da mulher, mas em caso de desequilíbrio no corpo podem provocar danos à saúde. A região que mais é afetada costuma ser os órgãos genitais femininos. Mas podem aparecer na pele, reto, boca, unhas, axilas, garganta e ainda nos órgãos genitais masculinos.  

A candidíase pode provocar vários sintomas, contudo os mais comuns são: corrimento vaginal de cor branca, dores durante as relações sexuais, vermelhidão e inchaço na região íntima. Para o tratamento é feito aplicação de pomadas antifúngicas, mas o tratamento deve ser seguido com base nas orientações do ginecologista.  

 

Frieiras

A frieira é uma das doenças causadas por fungos mais conhecidas. Ela também é denominada de tinha dos pés ou pé-de-atleta. Essa micose é causada pelo fungo Tricophyton e pode afetar partes do corpo como sola dos pés e os espaços entre os dedos. Pode atingir ainda a virilha e os espaços entre os dedos das mãos. O indivíduo que sofre com frieiras normalmente apresenta como sintomas vermelhidão e descamação nos pés, rachaduras na pele, coceira na parte afetada, entre outros.

Perguntas similares