Respostas
Resposta:
A doutrina luterana pregava a salvação pela fé, a livre interpretação da Bíblia, sem necessitar da mediação de sacerdotes da Igreja; opunha-se à hierarquia eclesiástica, negava a necessidade do celibato dos padres e dos sacramentos, mantendo apenas o batismo e a eucaristia, e determinava a substituição do latim pelo idioma nacional nos cultos religiosos.
Em seu manifesto conhecido como as 95 teses, Martinho Lutero fez duras críticas à Igreja Católica e lançou as bases da Doutrina Luterana. Os principais pontos defendidos por Lutero eram:
Salvação pela fé: De acordo com a Doutrina Luterana, a salvação é algo pessoal de cada indivíduo e somente através da fé ele terá acesso ao reino dos céus. Assim sendo, não seria possível "comprar seu lugar no paraíso" como a Igreja Católica praticava.
Sacerdócio Universal: Para Martinho Lutero, cada pessoa era um sacerdote e não precisaria de intermediários para se comunicar com Deus.
A Bíblia como única fonte de fé: Segundo o luteranismo, a Bíblia era o único livro que promoveria a salvação dos pecadores e o único lugar com fontes confiáveis acerca da fé
Explicação: