• Matéria: Artes
  • Autor: contaprareagiraosvid
  • Perguntado 3 anos atrás

28 -

A obra a seguir é uma das esculturas em areia que fizeram parte de uma exposição realizada no pátio do Castelo de Dublin, na Irlanda, em 2013.



A escultura é uma representação:

da arte renascentista, pelo uso da perspectiva e do rigor do realismo na figura humana.

da arte cubista, pela falta de perspectiva, da fragmentação e geometrização das formas.

da arte grega, porque possui harmonia, simetria e preocupação com o conceito de beleza.

da arte contemporânea, porque é efêmera, valoriza o conceito da obra e não segue

Respostas

respondido por: marialgdamasio280120
0

Resposta:

1-A definição de Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV e funda um espírito forjado de ideais novas e forças criadoras. Desenvolve-se nas cidades italianas de Roma, Nápoles, Mântua, Ferrara, Urbino e, sobretudo, em Florença e Veneza (principais centros que possuíam, entre os séculos XV e XVI, condições económicas, políticas, sociais e culturais propícias ao desenvolvimento das artes como a pintura), com inspiração no Humanismo.

Não se pode dizer, no entanto, que seja um estilo na verdadeira acepção do termo, mas antes uma arte variada definida pelas individualidades que lhe transmitiram características estilísticas, técnicas e estéticas distintas.

As raízes baseiam-se na Antiguidade Clássica (tomadas a partir da cultura e mitologia grega e romana, e dos vestígios quer arquitectónicos quer escultóricos existentes na península itálica) e na Idade Média (captadas em sentido evolutivo e sobretudo da obra de Giotto que teve na sua arte do século XIII, o pronúncio dos princípios orientadores da pintura do Renascimento).

2-O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso.

Essa obra apresenta influências visíveis das esculturas africanas e das pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne.

Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista.

3-As escultura vergregas evidenciam as preocupações com simetria, equilíbrio e beleza. O primoramento ao longo do tempo evidencia a preocupação e a liberdade envolvida no processo de criação dos artistas do período. Período arcaico e clássico: As primeiras esculturas gregas tiveram influências da arte egípcia.

4-Esse movimento artístico que critica o formalismo e propõe a autonomia da obra artística, foi capaz de revolucionar muitos aspectos da arte.

O termo “arte conceitual” foi utilizado pela primeira vez pelo artista, escritor e filósofo estadunidense Henry Flynt, em 1961, durante as práticas do Grupo Fluxus.

O Grupo Fluxus foi um movimento que reuniu artistas em todo o mundo e tinha como base fazer oposição à comercialização da arte.

Eles trouxeram novas definições à pratica artística, dissipando os limites da arte e mesclando diversos conceitos, com grande influência do dadaísmo.

Sobre a arte conceitual, afirma o escultor estadunidense Sol LeWitt (1928-2007):

A própria ideia, mesmo se não é tornada visual, é uma obra de arte tanto quanto qualquer produto.

Espero ter ajudado, bons estudos

respondido por: marqesailaon32
0

Resposta :

-A definição de Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV e funda um espírito forjado de ideais novas e forças criadoras. Desenvolve-se nas cidades italianas de Roma, Nápoles, Mântua, Ferrara, Urbino e, sobretudo, em Florença e Veneza (principais centros que possuíam, entre os séculos XV e XVI, condições económicas, políticas, sociais e culturais propícias ao desenvolvimento das artes como a pintura), com inspiração no Humanismo.

Explicação:

Perguntas similares