URGENTE!! Resumo preciso pra hj
Conflitos no campo
No meio rural, onde moravam quase 70% da população brasileira, em meio à miséria, à forte religiosidade e submetidos às oligarquias dos coronéis, a Revolução de 1930 não trouxe mudanças profundas. Nesse contexto surgiu no Crato, cidade do sertão do Ceará, a comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Ali, o beato Zé Lourenço, seguidor do Padre Cícero Romão Batista, o Padim Ciço, instalou uma comunidade religiosa, que passou a atrair levas de migrantes no final dos anos 1920.Durante os anos 1930, o Caldeirão foi alvo de inúmeras acusações: ser uma nova Canudos, formar um arraial de fanáticos e comunistas, acumular armas e munição e ser uma ameaça ao Estado. Por isso, acabou enfrentando a oposição das elites regionais, de clérigos católicos, da imprensa cearense e das autoridades federais. Em 1936, a comunidade foi atacada por uma expedição das Forças Armadas, que deixou centenas de mortos. José Lourenço escapou e se refugiou com algumas famílias na serra do Araripe. Eles foram perseguidos até 1937 e dispersados por um ataque de metralhadoras, bombas e três aviões. José Lourenço escapou novamente, falecendo na cidade de Exu, Pernambuco, em 1946. Na mesma época, os últimos bandos de cangaceiros foram encurralados ou abandonaram a luta. Lampião, o mais famoso deles, foi morto pela polícia alagoana em 1938.
A repressão
Vargas ampliou a repressão contra os opositores do regime, valendo-se da polícia política comandada por Filinto Müller, admirador do nazismo e próximo dos integralistas. Intelectuais e artistas contrários ao regi-me foram perseguidos, como o historiador Caio Prado Jr., o pintor Di Cavalcanti e os escritores Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo. Trabalhadores, líderes sindicais e militantes de organizações de esquerda foram presos e torturados. Em dezembro de 1937, o ditador decretou o fechamento de todos os partidos do país – até mesmo da AIB. Os integralistas romperam com Vargas e tentaram um golpe de Estado em 1938, atacando o Palácio do Catete. Com a chegada de reforços militares, os golpistas acabaram presos. Era a derrota do putsch (golpe) integralista.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto ou Caldeirão dos Jesuítas[1] foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras do Crato, Ceará. A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço.
Explicação:
não sei se e isso mais desculpa se eu te fiz errar bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás