Areias do tempo "Tudo que eu queria, tudo o que eu sentia eu disse a ela! Apaziguei' meu coração Em rimas e poemas! Não medi palavras, Não poupei adjetivos, substantivos e nem tampouco superlativos! Tudo foi dito! Mas ela nunca soube de nada, Meu grito não dito, mas escrito, ela nunca leu... O monólogo, unissono Grafado nas areias do tempo, Foi levado pela onda, apagado! Se um dia... Como amantes flertaram, Dessa história só os grãos e o pó restaram!" *Vocabulário: 1Apaziguei: tranquilizei. MASSUETA. Areias do tempo. In: Recanto das letras. 2021. Disponível em:
nesse texto,entende-se que o eu lírico
(A)costumava passear em praias.
(B)evitava gritar perto da pessoas.
(C)perdeu o que escreveu para a amada
(D)usou a escrita para se tranquilizar
Respostas
Resposta:
D)Usou a escrita para se tranquilizar
Explicação:
Foi a que eu coloquei!NÃO SEI SE É A SERTA!
Nesse texto,entende-se que o eu lírico
(D)usou a escrita para se tranquilizar
Explicação:
O eu lírico, ou seja, a voz que fala no poema, diz que escreveu tudo o que queria, tudo o que sentia para sua mada, mas sem que ela soubesse, pois apenas escreveu, não deu para ela ler ("Meu grito não dito, mas escrito, ela nunca leu").
Então, tratava-se de um monólogo, pois só ele falava (escrevia).
Escrever poemas, para ele, era uma forma de desabafar e ficar mais tranquilo ("Apaziguei' meu coração Em rimas e poemas").
Poema é um gênero textual caracterizado pela estruturação em versos e estrofes e pelo emprego do sentido conotativo (figurado) das palavras e expressões.
O foco de um poema vai além da mensagem em si. Também se destaca a elaboração, ou seja, as escolhas feitas na construção do texto.
Leia mais sobre o gênero lírico em:
https://brainly.com.br/tarefa/17733275
https://brainly.com.br/tarefa/8615534