A Biologia celular ou citologia é a ramificação da biologia que estuda a estrutura e função da célula, também conhecida como a unidade básica da vida. A biologia celular abrange ambas as células procarióticas e eucarióticas, e pode ser dividida em vários sub-tópicos, que podem incluir o estudo do metabolismo celular, comunicação celular, ciclo celular e a bioquímica da célula. O estudo das células utiliza diversas técnicas como cultura celular, vários tipos de microscopia, e fracionamento celular. Eles permitiram e estão sendo usados atualmente para descobertas e pesquisas relativas ao funcionamento das células, fornecendo, em última análise, uma visão sobre a compreensão de organismos maiores. A pesquisa na biologia celular é interconectada com muitos outros campos, tais como, a genética, genética molecular, bioquímica, biologia molecular, microbiologia médica, imunologia e citoquímica. Abaixo você irá encontrar tópicos que são destaque na sobre Biologia Molecular: Microscopia óptica ou de luz Microscopia eletrônica de varredura (MEV) Microscopia eletrônica de Transmissão (MET) Descoberta da Célula Microrganismo Cromossomo Ultraestrutura da Molécula de DNA Ultraestrutura da Molécula de RNA Atividade: Escolha um dos tópicos acima da Biologia Celular e aponte a que se refere, suas características, importância nos estudos da Biologia Celular e dê sua opinião sobre esse ponto para a sua área de formação e para a sociedade. Posicione-se no fórum individualmente escrevendo um texto de 5 a 10 linhas, apresentando sua resposta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Ultraestrutura da Molécula de DNA
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. A característica dos ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina. A sua importância nos estudos da Biologia Celular são moléculas de DNA se associam a proteínas para formar os cromossomos, longas estruturas celulares que contêm as regiões do DNA que determinam a síntese de moléculas de RNA e das proteínas, denominados genes. Na minha opinião há algumas vantagens e desvantagens genéticas que atingem uma proporção muito pequena da população. Surgiram graças a mutações espontâneas, um processo natural que fica registrado no DNA das pessoas atingidas. Da mesma forma que alguns herdam doenças genéticas, outros herdam genes que lhes dão capacidades inusitadas.
Selecionando o tópico Microscopia óptica ou de luz da Biologia Celular, pode-se dizer sobre ele o seguinte:
Microscopia é o conjunto de técnicas e métodos que visam tornar visíveis os objetos de estudo que, devido ao seu pequeno tamanho, estão fora da faixa de resolução do olho humano.
No caso da microscopia óptica, ela permite conhecer a microestrutura de amostras biológicas e inorgânicas por meio da interação com um feixe de luz (fótons).
Ela desempenhado um papel importante em diversas áreas do conhecimento, pois permite ver células, microrganismos e bactérias, sendo uma das ferramentas essenciais para o estudo das ciências da vida, doenças, remédios, vacinas, etc.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40772310