• Matéria: História
  • Autor: Jeffthekiller2000
  • Perguntado 9 anos atrás

O que se pode concluir pelo que está implícito no texto lido por João Tetzel, o principal agente da venda de indulgências na Alemanha.
"Que Nosso Sr. Jesus Cristo se apiede de ti, e te absolva pelos méritos da Sua Santíssima Paixão. E eu, por sua autoridade, e a de seus benditos apóstolos Pedro e Paulo, do santíssimo Papa, a mim concedida e transmitida nestas partes, absolvo-te [...] de todos os teus pecados, transgressões e excessos, por mais enormes que sejam, e até dos que são reservados ao julgamento da Santa Sé; e até onde se estenderem as chaves da Santa Igreja, redimo-te de todo o castigo que mereças no purgatório em nome delas, e te reintegro nos santos sacramentos da Igreja e naquela inocência e pureza que possuías no batismo; de modo que quando morreres os portões do castigo estarão fechados, e os portões do paraíso de delícias estarão abertos. [...] Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

Respostas

respondido por: ferretti
125
Boa tarde, Jeff!

O que Tetzel pretende demonstrar é seu poder como coautor da salvação, o que sabemos, é papel único e exclusivo de Cristo, para o pensamento cristão bíblico. Tal atitude motivaria o pagamento das indulgências.

Um abraço!
Perguntas similares