Uma máquina, após ser comprada por uma empresa, tem seu valor depreciado a uma taxa de 6,5% ao ano, seguindo assim o comportamento de uma função exponencial. Com o intuito de efetuar um planejamento, foram apresentados aos gestores dessa empresa cinco gráficos sobre o valor da máquina em função do tempo, porém, apenas um desses gráficos foi montado corretamente. Os gráficos apresentados são:
Sabendo que o valor de compra da máquina é R$ 15.000,00, qual é o gráfico que pode indicar o comportamento da depreciação dessa máquina?
Escolha uma:
a. Gráfico V
b. Gráfico I
c. Gráfico IV
d. Gráfico II
e. Gráfico III
RESPOSTA: GRÁFICO III
Respostas
Resposta:
GRAFICO III
Explicação passo a passo:
Resposta:
O Gráfico III
Explicação passo a passo:
No caso de uma depreciação, o valor de um bem sofre uma redução ao longo do tempo devido a uma certa taxa, fazendo com seu valor diminua de forma exponencial.
Se fossemos fazer um gráfico, teríamos uma curva que mostra uma perda de valor, sendo que no inicio (t = 0), o valor corresponderia ao valor inicial do bem, que nesse caso é R$ 15.000,00.
Assim, os Gráficos I, II e IV estão incorretos, uma vez que mostram valores iniciais diferentes disso ou mostram curvas de aumento e não de queda.
Para calcularmos a depreciação, usamos:
VF = C . (1 - i)ⁿ
onde C é o valor presente do bem e i é a taxa de depreciação do mesmo.
Como i = 6,5% ao ano, se usarmos n = 11 anos, como mostra o Gráfico V, veremos que o resultado do VF não é igual a zero. Logo, o Gráfico III descreve corretamente a situação.