Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os historiadores, que se voltaram para o estudo dos conflitos armados
ocorridos na primeira metade do século XX, denominaram a Guerra Civil Espanhola, ocorrida entre 1936 e 1939,
de "Ensaio Geral".
Tendo em vista esta afirmação, explique
O motivo para a utilização da denominação “Ensaio Geral” no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial.
Respostas
Resposta: A Guerra Civil Espanhola é tida como o ensaio geral da segunda grande guerra, porque os franquistas receberam apoio militar dos países fascistas, Itália e Alemanha. Ao invadirem a Espanha, ao lado das forças franquistas, os fascistas não somente favoreceram a vitória de Franco, como também experimentaram várias
táticas de guerras. A guerra civil espanhola foi o mais importante conflito militar do entreguerras. Nesse sentido, ela também pode ser considerada um “ensaio geral” das forças políticas que se enfrentariam na segunda grande guerra, ou seja, a aliança entre os partidos de centro e de esquerda versus o partido de direita fascista. E importante destacar que essa guerra também pode ser considerada um “ensaio geral” por revelar a divisão e contradições da esquerda revolucionária em face ao fascismo, algo que será recorrente nos países ameaçados pelos fascistas.
Espero ter ajudado!!!
Bons estudos!!!
No período entre guerras, a Guerra Civil Espanhola foi o conflito mais importante. Ela pode ser considerada um "ensaio geral" das forças que se enfrentaram na Segunda Guerra Mundial, como os partidos de centro e esquerda versus os partidos de direita fascistas. Outro motivo para ser chamada de "ensaio geral" é que os franquistas receberam apoio dos países fascistas Itália e Alemanha. Eles favoreceram a vitória de Franco e testaram diversas táticas de guerra.
Motivos para a eclosão da Guerra Civil Espanhola:
- nacionalismo catalão;
- nacionalismo basco;
- crise econômica dos anos 1930;
- crise agrícola;
- ascensão dos fascismos;
- disputas entre grupos e partidos que formavam o governo;
- apoio precário à recém fundada república;
- partidos de direita;
- hostilidade às autonomias regionais;
- desequilíbrios regionais na Espanha;
Entre os anos 1936 e 1939 as forças políticas fascistas e de esquerda se enfrentaram no conflito armado.
A aviação alemã bombardeou a cidade de Guernica como forma de demonstrar seu poder militar. O bombardeio ocasionou a morte de milhares de civis. Os alemães apoiavam as forças de Franco.
Picasso retratou o bombardeio de Guernica em obra do mesmo nome.
Os nacionalistas venceram em 1939 às vésperas do início da Segunda Guerra. A vitória deu início à ditadura fascista de Franco.
Leia mais sobre Nacionalismo: https://brainly.com.br/tarefa/34474097
#SPJ2