1- Sobre a desigualdade na concentração e posse de terras no Brasil, responda:
a) Qual a origem da concentração de terras no Brasil?
b) Quais as determinações da Lei de Terras de 1850 e como impactou a vida dos mais pobres?
c) O que é o Estatuto da Terra de 1964? 2- Explique a diferença entre módulo rural e fiscal.
2. Utilizando o infográfico sobre os Estados campeões na concentração de terras
presente neste roteiro, indique qual estado brasileiro apresenta a maior concentração de terras?
3. O que é reforma agrária?
4. Qual a diferença entre posseiro e grileiro?
5. Quais os tipos de conflitos no campo?
6. Quais os problemas mais observados nas áreas rurais atualmente?
7. O que são assentamentos rurais?
8. Quais os principais movimentos sociais pela terra como eles atuam?
Urgente!!repostas diretas ao ponto!
Respostas
Resposta:
A) A história agrária do Brasil sempre esteve ligada a concentração de terras. A primeira forma de acesso jurídico à terra no país foi através das sesmarias. ... Dando início a grande concentração de terras não produtivas no espaço brasileiro. Esse processo perdurou até 1922, data em que chegou ao fim o regime de sesmarias.
B)A Lei de Terras retardou a formação de uma classe de pequenos e médios proprietários no Brasil. A questão agrária no Brasil, tão atual e discutida por diversos setores de nossa sociedade, remonta um longo processo histórico que assinala o problema da concentração de terras em nosso país.
C)Módulo rural é calculado para cada imóvel rural em separado, e sua área reflete o tipo de exploração predominante no imóvel rural, segundo sua região de localização. Módulo fiscal, por sua vez, é estabelecido para cada município, e procura refletir a área mediana dos Módulos Rurais dos imóveis rurais do município.
2) Além do Mato Grosso do Sul liderar a abrangência de terras privadas no Brasil, 83% dessas terras são latifúndios. O Centro-Oeste é a região que mais concentra terras, já que 75% de seu território é formado por grandes propriedades.
3)Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.
4)Posseiros são as famílias que ocupam um pedaço de terra e passam a viver e trabalhar neste chão, como se o mesmo fosse deles. ... Grileiros, por sua vez, são aqueles que reivindicam o direito de posse desta terra e também o direito de vende-la, tendo em vista a sua valorização imobiliária na região onde se localiza.
5) Levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado hoje (17), revela que o Brasil registrou, em 2019, 1.833 conflitos no campo, o número mais elevado dos últimos cinco anos e 23% superior ao de 2018. O dado reúne ocorrências relacionadas a disputas por terra, disputas por água e conflitos trabalhistas.
6)Desperdício.
Falta de investimento em tecnologia.
Comprometimento do trabalhador.
Falta de previsibilidade do tempo.
Crises hídricas.
7)Basicamente, o assentamento rural é um conjunto de unidades agrícolas independentes entre si, instaladas pelo Incra onde originalmente existia um imóvel rural que pertencia a um proprietário (pessoa física ou jurídica).
8)Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
Explicação:
Espero ter ajudado! :)