• Matéria: História
  • Autor: alveskauan102008
  • Perguntado 3 anos atrás

qual a importância histórica de teodora (mulher de Justiniano)​

Respostas

respondido por: henriquecerukovic
0

Resposta:

Teodora (em grego: Θεοδώρα; romaniz.: Theodóra) foi uma imperatriz bizantina que reinou juntamente com seu marido, também imperador, Justiniano.

As principais fontes históricas para sua vida são as obras de um contemporâneo, Procópio, um escriba do general Belisário. Elas nos oferecem três retratos contraditórios sobre a imperatriz. "As Guerras de Justiniano", completado por volta de 545, retrata uma imperatriz corajosa e influente. Posteriormente, ele escreveu "História Secreta", que não foi publicado por mais de mil anos. A obra revela um autor que se tornara profundamente desiludido com o imperador Justiniano, com a imperatriz e mesmo com Belisário, seu patrono. Justiniano aparece como uma pessoa cruel, venal, pródiga e incompetente. Para Teodora, Procópio reserva um relato detalhado e picante sobre uma mulher vulgar e insaciável, mas dotada de uma atitude maligna, calculista e insidiosa. Ele chega a alegar que ambos seriam demônios cujas cabeças foram vistas deixando os corpos para perambular pelo palácio à noite. Mais interessante é que a obra cobre o mesmo período da anterior.

respondido por: manuleppaus
0

Resposta:

heodora foi imperatriz do Império Bizantino a partir de 527 dC a 548 dC Ela influenciou muito o marido, as decisões políticas de Justiniano I. Teodora Imperatriz Bizantina, esposa do imperador Justiniano I (reinou 527-565), provavelmente foi a mulher mais poderosa da história bizantina.

Perguntas similares