qual a influência que os dogmas religiosos da região muçulmana exercem na crise política do Afeganistão?
Respostas
Resposta:
Afeganistão: a história de um país em ponto estratégico apelidado de ‘cemitério de impérios’
Sem saída para o oceano e caracterizado por regiões montanhosas, o Afeganistão é um país historicamente importante nas rotas comerciais e disputas políticas da Ásia.
Vizinho de países com poderio nuclear como o Paquistão e a China, a importância da geopolítica do Afeganistão é fácil de ser avaliada. O país também faz fronteira com o Irã, Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão.
O terreno montanhoso do Afeganistão tem facilitado a operação de grupos guerrilheiros e dificultado a ação de tropas invasoras.
Frequentemente descrito como um país de grande beleza natural, o Afeganistão vem sendo ao longo dos anos palco de conflitos étnicos, disputas religiosas e divisões tribais que para muitos têm mantido grande parte da população em uma realidade descrita como medieval.país está no centro de disputas geopolíticas há anos, culminando com a invasão pelos soviéticos em dezembro de 1979 a pretexto de combater os guerrilheiros islâmicos que ameaçavam levar às repúblicas soviéticas sua luta santa em nome do Islã.