A narrativa na História Cultural, antes ligada à visão tradicional, volta para dar voz às pessoas comuns, histórias de vida, narrativas culturais, suas estruturas e versões que interferem sobre a percepção do leitor. O desafio é fazer isso sem dar à história um enredo triunfalista e enfatizar a crítica e o conflito de visões e de sentido de cada narrativa. Diante disso, qual é o teórico com a sua respectiva linha de pesquisa que corresponde a essa afirmação? A. Norbert Elias – os conceitos de processo civilizador, embora criticado, foram usados nas pesquisas dos historiadores. B. Michel Foucault – conceitos dos contrários: progresso e evolução, pensou as descontinuidades culturais e rupturas e a ideia de invenção da cultura, de redes de ideias e pensamentos de dado período, bem como as práticas no nível da microfísica do poder. C. Pierre Bourdieu – ideia de reprodução cultural da teoria e da prática de habitus, que é diferente de regras, emprego de bens, produção e capital ligado à cultura e à teoria da estratégia de distinção cultural para afirmar a identidade social. D. Keith Thomas – defendia os pressupostos teóricos da NHC e das representações coletivas como construções culturais da realidade. E. Mikhail Bakhtin – conceitos de carnavalização e subversão, penetração da alta cultura pela baixa e as muitas vozes de um texto polifônico
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9
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Letra - E
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Um dos teóricos da linguagem e da literatura que teve as suas pesquisas incorporadas à análise da cultura visual para análise das diferentes narrativas foi Mikhail Bakhtin, porque ele foi um dos principais pesquisadores da área. Não foi Norbert Elias com os conceitos de processo civilizador, tampouco Michel Foucault com os conceitos dos contrários, assim como não foi Pierre Bourdieu com a ideia de reprodução cultural da teoria e da prática. Também não foi Keith Thomas que defendia os pressupostos teóricos da NHC e das representações coletivas.
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3
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Letra E
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