Respostas
Resposta:
isomeria de cadeia ocorre quando dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferem em algum aspecto de sua cadeia carbônica.
Explicação:
Substâncias isômeras são aquelas que possuem a mesma fórmula molecular, com a mesma quantidade de átomos em sua cadeia, porém, o que as torna diferentes é o arranjo dos átomos que constituem sua molécula. Essa diferença na sua fórmula estrutural agrega ao composto formado diferentes propriedades químicas. Quanto maior for a cadeia carbônica constituinte do composto, maior será também o número de possíveis isômeros que podem ser formados.
A Isomeria de Posição faz parte da Isomeria plana ou também como é conhecida Isomeria Constitucional. Nela os compostos são pertencentes à mesma função química e possuem a mesma cadeia carbônica, porém, há variação na posição de algum (s) elemento (s) da cadeia, sejam estes elementos: posição do grupo de átomos, uma insaturação ou uma ramificação. Apesar da mudança na posição desses elementos presentes na cadeia, a função orgânica não é alterada. Vejamos abaixo, alguns exemplos de como ocorre esse tipo de isomeria:
Posição da insaturação
Hidrocarboneto insaturado: C4H8

1-buteno

2-buteno
Posição da função
Função álcool: C3H8O

1-propanol

2-propanol
Função cetona: C3H8O

3-pentanona

2-pentanona
Posição do radical
C4H10

1-metil-propano