Respostas
Resposta:
tríplice trauma da colonização: a violência da Inquisição, a violência da escravidão e a violência do extermínio das populações nativas. Traumas profundos que atravessam todos os extratos sociais e que impõem um desafio de superação e transformação.
Explicação:
Resposta:
Nas últimas décadas, o Brasil vem adotando políticas de segurança que vão aos poucos dando forma a um “Estado Policial” baseado no uso da força letal. Políticas essas que são consequência direta de uma longa história de violência e remontam ao tríplice trauma da colonização: a violência da Inquisição, a violência da escravidão e a violência do extermínio das populações nativas. Traumas profundos que atravessam todos os extratos sociais e que impõem um desafio de superação e transformação.
Explicação:
Da esquerda à direita, temos hoje a adoção de políticas de segurança ineficientes e fatais às populações mais vulneráveis. A hierarquia como ordenação de poderes neste “Brasil Policial” é vertical e não linear. Uma complexa tridimencionalidade desenha-se neste diagrama de forças. Como representar estes diferentes “papeis sociais”? Como "espacializar" estas forças de uma “nova ordem” e colocá-las em relação umas com as outras