Para que um leitor entenda um texto é preciso mobilizar diversas estratégias leitoras. Uma dela é fazer “[...] um tipo de cálculo mental do leitor, realizado para completar ou complementar as lacunas textuais, sendo essa estratégia mobilizada na leitura de qualquer texto.” (FLORES, 2016, p. 50).
A estratégia que está definida na acepção acima é:
a) monitoramento da leitura.
b) produção de questões pertinentes sobre o texto.
c) separação de ideias principais de secundárias.
d) produção de inferências.
e) paráfrase.
d) PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS - “[...] um tipo de cálculo mental do leitor, realizado para completar ou complementar as lacunas textuais, sendo essa estratégia mobilizada na leitura de qualquer texto. A necessidade de inferir decorre de não existir texto algum que contenha tudo aquilo que intenta transmitir/informar/argumentar, por isso é certo que o leitor, para entender o texto em profundidade, precisa completá--lo/complementá-lo com suas inferências.”
(FLORES, 2016, p. 50)
Respostas
Resposta:
Resposta D
Explicação:
Quando o leitor vai ler um texto espera-se que ele faça ou seja levado a fazer inferências sobre o que está lendo.
A estratégia que está definida na acepção é a d) produção de inferências.
A estratégia apresentada no texto se correlaciona com a produção de inferências, que representam cálculos mentais e baseados nas experiências prévias textuais dos leitores.
As inferências representam recursos dos próprios leitores que os permitem deduzir, a partir de um raciocínio lógico, algumas eventuais lacunas que permanecem subliminares.
Representa uma estratégia bastante eficiente por parte de leitores mais assíduos e experientes, como uma forma de compreender as mensagens mais aprofundadas dos autores.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/30538663