• Matéria: História
  • Autor: sandrasilvacarvalho6
  • Perguntado 3 anos atrás

7. Lela a tirinha e escreva sua opinião sobre ela. TROCANDO O NOME DO AGROTÓXICO... ELE Deixa DE SER VENENO? não VAI CAUSAR MENOS DANOS A NATUREZA E A NOSSA Saúde não e não MAS ENTÃO... QUEM GANHA COM isso?.


gente vocês pode me ajudar por favor ,eu não estou conseguindo entender direito isso ​

Respostas

respondido por: oliveirasouzamaria07
1

Resposta:

não coube tudo

Tipos de agrotóxicos

Os tipos de agrotóxicos estão associados à natureza da praga que será combatida, ao grupo químico à qual pertence, bem como aos danos relacionados ao meio ambiente e à saúde humana.

São classificados em:

Inseticidas

Combatem insetos.

Exemplos: Aldrin, Carbofuran, Deltametrina.

Fungicidas

Combatem fungos.

Exemplos: Mancozeb, Binapacril, Brestam.

Herbicidas

Combatem ervas daninhas.

Exemplos: Profam, Diquat, Diclobenil.

Desfoliantes

Combatem folhas indesejadas.

Exemplos: Paraquat e Dinoseb.

Fumigantes

Combatem bactérias nos solos.

Exemplos: Dazomet e Cloropicrina.

Agrotóxicos na agricultura

Os agrotóxicos são usados com bastante frequência nas produções agrícolas visando a aumentar a produtividade e combater pragas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As produções agrícolas campeãs no uso de agrotóxicos foram, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), em 2017:

1º Soja

2º Cana-de-açúcar

3º Milho

4º Algodão

 

Classificação toxicológica dos agrotóxicos

1) Extremamente tóxicos, indicados pela cor vermelha.

2) Altamente tóxicos, indicados pela cor amarela.

3) Medianamente tóxicos, indicados pela cor azul.

4) Pouco tóxicos, indicados pela cor verde.

Agrotóxicos nos alimentos

Segundo a Anvisa, muitos alimentos que fazem parte da alimentação brasileira apresentam alta concentração de agrotóxicos.

O nível de agrotóxicos presente nos alimentos tem preocupado cada vez mais a sociedade e as organizações que se posicionam contra o uso desses defensivos agrícolas. A Anvisa, por meio do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgou uma pesquisa, feita entre os anos de 2013 e 2015, que avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos.

O risco apresentado pela pesquisa refere-se às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento. A escolha dos alimentos para a pesquisa foi realizada segundo a representatividade deles na alimentação dos brasileiros.

Veja a seguir a lista de alimentos com maior potencial de risco devido ao uso de agrotóxicos:

- Laranja: de 744 amostras, 90 apresentavam potencial de risco agudo.

- Abacaxi: de 240 amostras, 12 apresentavam potencial de risco agudo.

- Couve: de 228 amostras, 6 apresentavam potencial de risco agudo.

- Uva: de 224 amostras, 5 apresentavam potencial de risco agudo.

Outro relatório divulgado também pela Anvisa, mas em 2010, mostrou os alimentos que apresentam maior concentração de agrotóxicos. Foram utilizadas 2.488 amostras. O pimentão é o produto com maior concentração de agrotóxico, seguido pelo morango, uva e cenoura.

Agrotóxicos no Brasil

É possível dizer que o uso de agrotóxicos no Brasil está relacionado principalmente a fatores climáticos, visto que o país possui clima tropical em maior parte do seu território. Sendo assim, não há períodos de inverno (baixas temperaturas) em algumas regiões, favorecendo o ciclo de pragas e doenças.

No início de 2019, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de agrotóxicos de elevada toxicidade. Foram registrados no Brasil cerca de 450 agrotóxicos. Desses, apenas 52 apresentam baixa toxicidade. A Anvisa manifestou que agrotóxicos banidos em países como China, Estados Unidos e países da União Europeia têm atualmente como principal destino o Brasil. Aqui são usados pelo menos dez produtos banidos nesses países.

Essa flexibilização em torno do uso de agrotóxicos foi e é motivo de diversos debates entre ambientalistas e diversos órgãos que criticam a permissividade do governo brasileiro em relação ao uso de agrotóxicos. Do outro lado, encontram-se os ruralistas, que acreditam ser inevitável a utilização dos defensivos agrícolas, visto que a produtividade brasileira no setor de produção agrícola depende do uso dessas substâncias.

Vantagens e desvantagens no uso de agrotóxicos

Vantagens

Desvantagens

O uso de agrotóxicos em doses recomendadas garante o controle de possíveis pragas e doenças que podem afetar as produções agrícolas.

O controle das doenças e pragas propicia o aumento da produtividade das lavouras e melhora a qualidade visual dos produtos cultivados.

Utilizar o agrotóxico de maneira incorreta provoca danos ambientais, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Normalmente os preços dos produtos cultivados com o uso dos agrotóxicos são reduzidos em relação ao preço dos produtos orgânicos.

O que são resíduos de agrotóxicos?

Resíduos de agrotóxicos dizem respeito à presença dos agroquímicos, seja nos vegetais, seja no solo. É, basicamente, a concentração elevada ou não de agrotóxicos, que, ao serem aplicados nas lavouras, por exemplo, permanecem nos alimentos e no meio ambiente.

Perguntas similares