Respostas
Influências de negros, indígenas e portugueses só poderia criar lendas e mitos riquíssimos como o do boto, da cuca, do curupira e outros mais
Região Norte: Boto.
Região Nordeste: Cuca.
Região Centro-Oeste: Romãozinho.
Região Sudeste: Curupira.
Região Sul: Negrinho do Pastoreio.
Resposta:
Norte:Curupira:é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo.
lenda da Iara diz que índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.
Lenda do Boto cor-de-rosa, ou simplesmente a Lenda do Boto, é uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro. ... Reza a lenda que o boto cor-de-rosa, animal inteligente e semelhante ao golfinho que vive nas águas amazônicas, se transforma num jovem belo e elegante nas noites de lua cheia.
Nordeste:caipora é um homem pequeno e peludo, que surge montado em um javali. A personagem Cumadre Fulozinha também tem o caráter de protetora das matas e florestas no Brasil. A particularidade desta lenda é que ela surge no Nordeste, sobretudo em Pernambuco.
lenda do quibungo conta que ele gosta de devorar mulheres e crianças, mas por não ser muito inteligente fica muito vulnerável caso seja atacado. Apesar de voraz o Quibungo não é muito corajoso e, quando é colocado em perigo, tende a morrer gritando, apavorado. Mas mesmo assim é bom não esbarrar com ele por aí
"papa-figo” é um “homem muito feio de orelhas enormes que mata crianças para comer o seu fígado. No dicionário de Câmara Cascudo papa-figo é uma pessoa que mata crianças para comer o fígado, curando-se da lepra ou mórfeia. Crêem que a lepra é degenerescência do sangue.
Sul:negrinho do pastoreiro é um personagem criado na região sul do Brasil, mas com origem afro-cristã. A lenda conta a estória de um menino negro e escravo que foi maltratado pelo patrão ao perder um dos seus cavalos.
Segundo conta a lenda, a erva-mate surgiu após o pedido de um velho pajé ao Deus Tupã. O chefe índio que antes era tão vivaz e feliz estava cada vez mais triste, pois percebeu que a velhice também haveria de chegar para ele. Com isso uma preocupação passou a lhe perturbar: quem seria seu sucessor.
Cuca rapta as crianças desobedientes. Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.