Respostas
Resposta:
Sim, Apesar da facilidade e praticidade envolvida na execução de uma selfie, a curta distância entre a câmera e o rosto da pessoa que muitas vezes acompanha esses auto-retratos causa distorções significativas nas características faciais do indivíduo, mais notavelmente um aumento nas dimensões do nariz. E as pessoas podem estar correndo para o cirurgião plástico por motivos desnecessários, segundo um estudo norte-americano publicado esta semana no JAMA Facial Plastic Surgery (Ref.1).
De acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Plásticas Faciais e Cirurgias Reconstrutivas, 42% dos cirurgiões nos EUA reportaram pacientes procurando por procedimentos que melhorem suas fotos em selfies e em plataformas das redes sociais. E um exemplo comum são as insatisfações com o nariz.
Como resultado, para uma câmera localizada no infinito (projeção ortográfica), a proporção do eixo do plano de alinhamento em relação à forma 3D da face permanece fiel ao mundo real. Em outras palavras, fotos tiradas de uma distância longa não causarão distorções faciais. No entanto, quando a distância do selfie é de cerca de 30,5 cm, em comparação com o tamanho real do nariz, a base do nariz na foto aumenta cerca de 30% para os homens e cerca de 29% para as mulheres. Além disso, ao manter uma largura da cavidade nasal constante, a distância entre os pés de homens e mulheres nessa distância aumentou 7%. Para imagens tiradas de 1,5 m (o modo ideal de fotografia à distância), não há diferença significativa.
Explicação: