PERGUNTA 1
1. O movimento da Psicologia para a Linguística trazia duas concepções diferentes: uma oriunda da tradição europeia, que buscava explorar o pensamento através do estudo da linguagem; e outra oriunda da tradição norte-americana, que buscava entender o comportamento linguístico, reduzindo-o a uma série de mecanismos do tipo estímulo-resposta.
Assinale a alternativa que denomina essas concepções, respectivamente.
a. Comportamentalista e conexionista.
b. Mentalista e inatista.
c. Mentalista e comportamentalista.
d. Mentalista e conexionista.
e. Comportamentalista e mentalista.
2 pontos
PERGUNTA 2
1. Com a função simbólica (semiótica), a criança tem a possibilidade de adotar os símbolos públicos da comunidade mais ampla em lugar de seus significantes pessoais. Em outras palavras, a linguagem se torna possível, assim como se tornam possíveis outros aspectos da função simbólica em geral (como o jogo simbólico, os desenhos, as imagens mentais etc.).
Assinale a alternativa que denomina o período em que surge a função simbólica no desenvolvimento da criança.
a. Final do período pré-operatório, início do período operatório-concreto.
b. Final do período operatório-concreto, início do período operatório-formal.
c. Final do período sensório-motor, início do período operatório-formal.
d. Final do período sensório-motor, início do período pré-operatório.
e. Final do período pré-operatório, início do período sensório-motor.
2 pontos
PERGUNTA 3
1. Assinale a alternativa que ilustra a insuficiência dos argumentos em favor da noção de “período crítico”.
a. Casos de estudos que, até pouco tempo atrás, mostravam que crianças com síndrome de Down e de Williams nunca conseguem alcançar a criança não portadora, porque sua capacidade aquisicional diminui bastante depois da puberdade.
b. Casos de estudos de indivíduos que foram isolados de qualquer convívio social ou troca linguística e adquiriram a linguagem tardiamente.
c. Casos de estudos que apontavam dificuldades de aquisição de segunda língua depois da adolescência.
d. Casos de estudos que afirmavam ser a aquisição de segunda língua depois da adolescência não mais uma função da Gramática Universal, mas um processo cognitivo, de aprendizagem de habilidades.
e. Casos de estudos que mostravam que o processo de lateralização cerebral ocorria aproximadamente dos 2 aos 14 anos de idade.
2 pontos
PERGUNTA 4
1. Assinale a alternativa que explica o desafio atual dos estudos em aquisição da linguagem, no que se refere à abordagem dos dados.
a. O desafio atual é buscar um equilíbrio entre as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados, de modo a retirar o máximo proveito das vantagens oferecidas por cada uma.
b. O desafio atual é buscar uma abordagem qualitativa dos dados, de modo a conduzir um trabalho exploratório, descritivo e indutivo.
c. O desafio atual é buscar uma abordagem quantitativa dos dados, de modo que o pesquisador possa sustentar generalizações.
d. O desafio atual é buscar uma abordagem quantitativa dos dados, de modo a verificar e confirmar o método hipotético-dedutivo.
e. O desafio atual é buscar uma abordagem qualitativa dos dados, de modo a retirar o máximo proveito de sua autenticidade.
2 pontos
PERGUNTA 5
1. O interacionismo baseia-se na interação verbal, no diálogo da criança com o outro/adulto. Por meio dessa interação, o desenvolvimento da linguagem e do pensamento tem origens sociais, externas, ou seja, nas trocas comunicativas entre os dois interlocutores.
Assinale a alternativa que explica o movimento de interiorização, conforme os pressupostos do interacionismo vygotskyano:
a. As estruturas construídas individualmente, “egocêntricas” e, portanto, a partir da relação entre o sujeito e o ambiente, sofreriam, com o tempo, um movimento de exteriorização do que antes era individual e internalizado.
b. As estruturas construídas socialmente, “externamente” e, portanto, a partir da interação verbal, sofreriam, com o tempo, um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e externalizado.
c. As estruturas construídas socialmente, “externamente” e, portanto, a partir da relação entre o sujeito e o ambiente, sofreriam, com o tempo, um movimento representação mental do que antes era individual e internalizado.
d. As estruturas construídas socialmente, “externamente” e, portanto, a partir da interação verbal, sofreriam, com o tempo, um movimento de exteriorização do que antes era internalizado.
e. As estruturas construídas “internamente” e, portanto, a partir da interação verbal, sofreriam, com o tempo, um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e externalizado.
Respostas
Resposta:
1-mentalista e comportamentalista
2-Final do período sensório-motor, início do período pré-operatório.
3- Casos de estudos de indivíduos que foram isolados de qualquer convívio social ou troca linguística e adquiriram a linguagem tardiamente
4-O desafio atual é buscar um equilíbrio entre as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados, de modo a retirar o máximo proveito das vantagens oferecidas por cada uma.
5-As estruturas construídas socialmente, “externamente” e, portanto, a partir da interação verbal, sofreriam, com o tempo, um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e externalizado.
Explicação:
1. As concepções do movimento da Psicologia para a Linguística são a mentalista e a comportamentalista, assim como apontado pela alternativa C.
2. O período em que surge a função simbólica no desenvolvimento infantil é o final do período sensório-motor, início do período pré-operatório, assim como o apontado pela alternativa D.
3. Como argumento ilustrativo em favor da noção de "período crítico", temos, assim como apontado pela alternativa B, casos de estudos de indivíduos que foram isolados de qualquer convívio social ou troca linguística e adquiriram a linguagem tardiamente
4. Em relação a abordagem dos dados, o desafio atual dos estudos de aquisição da linguagem é buscar um equilíbrio entre as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados, de modo a retirar o máximo proveito das vantagens oferecidas por cada uma, assim como apontado pela alternativa A.
5. Conforme os pressupostos do interacionismo vygotskyano, as estruturas construídas socialmente, “externamente” e, portanto, a partir da interação verbal, sofreriam, com o tempo, um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e externalizado, explicitado pela alternativa B.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23775614