Observe o conteúdo das letras a seguir: 1- Música: Ai, Que Saudades Da Amélia Composição: Ataulfo Alves e Mario Lago Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riqueza Tudo que você vê você quer Ai, meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher Às vezes passava fome ao meu lado E achava bonito não ter o que comer E quando me via contrariado Dizia: Meu filho, que se há de fazer Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade (...) 2- Música: Maria da Penha Composição: Paulinho Resende e Evandro Lima Interprete: Alcione Comigo não, violão Na cara que mamãe beijou "Zé Ruela" nenhum bota a mão Se tentar me bater Vai se arrepender Eu tenho cabelo na venta E o que venta lá, venta cá Sou brasileira, guerreira Não tô de bobeira Não pague pra ver Porque vai ficar quente a chapa... Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona "Maria da Penha" Você não escapa (...) Considerando o conteúdos das letras, analise as afirmações a seguir: I. Ambas as canções possibilitam reflexões acerca das diferentes representações da sociedade brasileira no que concerne ao ideal e ao papel da mulher. II. “Ai, que saudades de Amélia” evoca e exalta tempos em que a mulher era admirada por ser boa dona de casa, mãe zelosa, desapegada de interesses próprios e sujeita à vontade do marido. Nesse sentido, possibilita uma problematização acerca dos avanços e retrocessos na busca pela igualdade de gênero (igualdade entre homens e mulheres). III. Nessas duas letras, o perfil de mulher adequada é aquele que cumpre tais funções e que nada almeja, nada reivindica, enfim, que basicamente anula-se pelo marido. IV. Em “Maria da Penha” podemos encontrar espaço para dialogar acerca das mudanças em torno do papel da mulher, ou seja, que houve um tempo na História do Brasil c
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e III estão corretas.
Explicação:
I. Ambas as canções possibilitam reflexões acerca das diferentes representações da sociedade brasileira no que concerne ao ideal e ao papel da mulher. Verdadeira.
II. “Ai, que saudades de Amélia” evoca e exalta tempos em que a mulher era admirada por ser boa dona de casa, mãe zelosa, desapegada de interesses próprios e sujeita à vontade do marido. Nesse sentido, possibilita uma problematização acerca dos avanços e retrocessos na busca pela igualdade de gênero (igualdade entre homens e mulheres). Verdadeira. pág 120, segundo paragrafo.
III. Nessas duas letras, o perfil de mulher adequada é aquele que cumpre tais funções e que nada almeja, nada reivindica, enfim, que basicamente anula-se pelo marido. Falso. pag 120 terceiro paragrafo: " por sua vez, "Maria da Penha", de Paulinho Resende e Evandro Lima, propagandeia uma reviravolta na condição do gênero feminino"[..].
IV. Em “Maria da Penha” podemos encontrar espaço para dialogar acerca das mudanças em torno do papel da mulher, ou seja, que houve um tempo na História do Brasil contemporâneo, que o aceitável era a mulher que não se contrapunha às violências simbólicas e físicas. Verdadeira, pág 121, terceiro parágrafo.