• Matéria: Geografia
  • Autor: laraevangelista10
  • Perguntado 3 anos atrás

Faça um resumo de mínimo 5 linhas explicando quem foi Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek e como eles contribuíram para o desenvolvimento do Brasil


laraevangelista10: obg :)
cavaleirolimdamara: dinada

Respostas

respondido por: cavaleirolimdamara
1

Resposta:

Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, foi um político brasileiro que esteve na presidência de nosso país entre 1956 e 1961. Médico por formação, ele ingressou na política na década de 1930, sendo prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil. Foi o responsável pela construção de Brasília na década de 1950.

Leia também: Getúlio Vargas — uma das figuras mais importantes do Brasil no século 20

Resumo sobre Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek veio de uma família humilde e formou-se em Medicina, em Belo Horizonte.

Ingressou na política na década de 1930, chegando a ser eleito deputado federal.

Foi nomeado para ser prefeito de Belo Horizonte em 1940.

Em 1951, assumiu o governo de Minas Gerais.

Em 1956, assumiu a presidência do Brasil e seu governo procurou promover o desenvolvimento econômico do país pela industrialização.

Morreu em 1976, devido a um acidente de carro. Muitos falam que o acidente dele foi forjado por agentes da ditadura.Primeiros anos de Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu na cidade de Diamantina, localizada no estado de Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. Juscelino era filho de João César de Oliveira e Júlia Kubitschek. Seu pai exerceu diferentes ofícios, como delegado de polícia e caixeiro-viajante, enquanto sua mãe trabalhava como professora primária.

Ao dois anos de idade, Juscelino ficou órfão, pois o pai faleceu vítima de tuberculose. Coube a Júlia Kubitschek cuidar de seus dois filhos, Juscelino e Maria da Conceição. Mesmo com uma situação financeira delicada, a mãe de Juscelino Kubitschek conseguiu que ele se matriculasse em um seminário diocesano.

Depois de concluir o ensino básico, Juscelino decidiu abandonar o seminário, pois ele não desejava seguir carreira religiosa, mas, sim, tornar-se médico. Ele desejava mudar-se para Belo Horizonte, mas não tinha condições de pagar pelos seus estudos na capital mineira, então passou a estudar por conta própria.

Tempos depois ele conseguiu obter certificados de aprovações em todas as disciplinas do Ginásio e, em 1921, foi chamado para assumir função de telegrafista após ser aprovado em um concurso que foi realizado em Belo Horizonte. Com isso, ele pôde mudar-se para a capital mineira e pôde fazer o vestibular para seguir seu sonho de se tornar médico.

Perguntas similares