• Matéria: Biologia
  • Autor: felipegasparin
  • Perguntado 3 anos atrás

– A terminação de bovinos de corte, pode ser realizada em regime de pastejo com suplementação. Tecnicamente, explique como deve ser tal suplementação tanto no período de escassez de chuva, como no período chuvoso.​

Respostas

respondido por: acztonchaca
1

Resposta:

A falta de chuva interfere significativamente no ritmo de crescimento das pastagens, devido está condição deve ter uma suplementação na alimentação do gado, que deve ser  volumosa ou concentrada.

Volumosa: fornece aos animais alimentos em grande quantidade (volume), mas com menor concentração de nutrientes. As principais alternativas são silagens, como milho, sorgo, capins ou cana de açúcar, fenos (gramíneas ou leguminosas) e pré-secados (misto de silagem e feno, normalmente feitos com gramíneas ou leguminosas).

Concentrada: fornece alimentos de maior concentração de nutrientes, mas em menor volume. São utilizados sal com ureia, proteinados e misturas múltiplas. O sal com ureia é uma alternativa de baixo investimento com objetivo de manter o peso.

Na época de chuvas, as pastagens apresentam alta qualidade, oferecendo os nutrientes adequados para o desenvolvimento do gado. Nesse período a necessidade de suplementação e adição de ração na alimentação é menor. Essa é a melhor hora para iniciar o manejo de pastagens e adotar a técnica do manejo rotacionado.

O pastejo rotacionado é um sistema no qual a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em seqüência por um ou mais lotes de animais.

Explicação:

Perguntas similares