A partir da década de 1940, os sucessivos governos adotaram diversas medidas para intensificar o povoamento do interior do país. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas medidas. a. Oferecimento de terras por preço baixo e empréstimos financeiros a fazendeiros que quisessem se fixar na região. b. Promoção de uma reforma agrária, que resultou em uma melhor distribuição das terras e em benefícios para o pequeno e médio produtor local. c. Construção de rodovias com o objetivo de facilitar a integração com as demais regiões e entre as diferentes áreas da própria região. d. Criação de áreas de colonização e fundação de núcleos urbanos.
a.
Oferecimento de terras por preço baixo e empréstimos financeiros a fazendeiros que quisessem se fixar na região.
b.
Promoção de uma reforma agrária, que resultou em uma melhor distribuição das terras e em benefícios para o pequeno e médio produtor local.
c.
Construção de rodovias com o objetivo de facilitar a integração com as demais regiões e entre as diferentes áreas da própria região.
d.
Criação de áreas de colonização e fundação de núcleos urbanos.
Respostas
respondido por:
2
Acerca do processo de ocupação territorial do Brasil, está incorreto o apresentado na letra B. Isso porque o país não passou por uma reforma agrária, conforme apresentado em tal alternativa.
Ao contrário do retratado, o país vivenciou uma evidente concentração fundiária, o que corroborou com a intensificação das desigualdades sociais no território nacional, as quais permanecem até os dias contemporâneos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás