O plano é uma importante ferramenta de gestão de marketing. É esse documento que orienta as estratégias e ações da área para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa. Como ferramenta da gestão de marketing, o plano também está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático da empresa, que conecta o planejamento estratégico (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de curto prazo).
O que é um Plano de Marketing? Disponível em: .
Conforme as características do modelo PESO (Paid, Earned, Shared, Owned), analise as afirmações a seguir.
I. No modelo PESO (Paid, Earned, Shared, Owned) é sugerido o investimento em mídias pagas, como por exemplo o Google Adwords e o Amazon Ads.
II. Entende-se pelo modelo PESO (Paid, Earned, Shared, Owned) todos os esforços para identificar o público e alterar o processo de ofertas dos produtos e serviços.
III. O modelo PESO (Paid, Earned, Shared, Owned) é entendido como uma estratégia de ação integrada que vai desde a promoção do estímulo boca a boda até as mídias pagas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
III, apenas
Explicação:
"Esse modelo nos ajuda a
pensar na nossa estratégia para
atrair e fidelizar clientes como
Cláudio, isto é, uma estratégia
integrada, que envolve desde
esforços financeiros (mídia
paga) até estímulo ao boca a
boca (mídia compartilhada)."
Página 57 do livro didático.
Resposta:
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Explicação:
O Plano de Marketing funciona como um guia para alcançar seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa. Mas ele não pode ser apenas um documento esquecido na gaveta — é preciso colocá-lo em prática no dia a dia da equipe. Veja agora como construir um plano eficiente.
É o Plano de Marketing, que define um caminho em comum para que o marketing alcance resultados relevantes num prazo definido.
Em vez de ideias soltas, o marketing passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos que deve perseguir, os indicadores que deve monitorar e as estratégias que deve desenvolver. Dessa maneira, consegue colaborar para os objetivos maiores do planejamento estratégico da empresa.
Mas o Plano de Marketing não serve apenas para CEOs, CMOs e gestores. O documento deve ser um guia para toda a equipe, que passa a entender as suas responsabilidades e como o seu trabalho pode contribuir para que o marketing e a empresa persigam os seus objetivos.