Respostas
Resposta:
Como posso dizer aos meus pais que já não acredito em Deus?
Você realmente precisa declarar que já não acredita? Não pode ser uma questão de fôro íntimo que não concerne a eles? Afinal você é um adulto, a crer no avatar, não tem que prestar contas de que religião pratica ou deixa de praticar, a menos que sua família seja bastante religiosa e vocês frequentem a igreja juntos. Aí sim, para deixar de praticar a religião você vai precisar dar mostras de que já não crê. Dependendo da religião de seus pais pode ser um momento complicado, as famílias evangélicas, por exemplo, costumam pressionar muito todos os seus membros quando a questão é religião. Se for esse o caso você vai precisar ser cuidadoso e firme ao mesmo tempo. Talvez um afastamento lento e progressivo seja menos complicado do que um corte abrupto, mas só você pode avaliar isso, dependendo de sua família, da religião deles e de seu momento. Não é uma situação confortável, mas tenha em mente que é um direito seu não compartilhar do sentimento religioso, e ser fiel a suas convicções.
eu sou cristao mas respeito sua opinião rs
Resposta:
Creio que depende muito de quão emocional a fé é para seus pais.
Se para eles, o ateísmo é causa de tristeza ou raiva, é sinal de que não estão encarando religião com a razão, mas sim com as emoções.
Então, minha sugestão é começar a apresentar o assunto apenas em dizer que não tem fé em nada em particular.
Outro dia, você poderá dizer que não crê em nenhuma divindade.
Finalmente, outro dia, você poderia apresentar as razões que te levaram a descrer.
No meu caso, eu comecei a explicar que a Bíblia está cheia de erros e mitos: Adão e Eva, A Arca de Noé, o inferno, a fé sem provas, etc. Talvez por uma abordagem mais histórica ou apenas pontuando alguns elementos obviamente errados da Bíblia você consiga amenizar a conversa.
Traga passagens como a de I Samuel 15, por exemplo, onde Deus manda matar crianças e velhos. Leve-os a pensar junto com você que esta passagem não deve ser de um deus bom…
Ou na estória do dilúvio, onde um homem teria colocado as espécies de animais na arca. Hoje há mais de três milhões de espécies, o que leva ao raciocínio óbvio de que jamais caberiam na arca.
Você poderia mencionar, por exemplo, que a espécie humana não veio de um boneco de barro de 6.000 anos atrás, mas que há fósseis humanos com mais de 150.000 anos.
E assim por diante.
espero que eu tenha te ajudado :)