Por meio da avaliação completa (anamnese e exame físico), o enfermeiro é capaz de identificar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, os quais serão determinantes na elaboração dos diagnósticos de enfermagem e, consequentemente, do plano de cuidados. Partindo do pressuposto de que as informações obtidas tanto no momento da admissão hospitalar, quanto no pós-operatório, embasarão uma assistência de qualidade, reflita: quais sinais e sintomas devem ser investigados nesse caso? Quais são os métodos propedêuticos utilizados no exame físico do sistema digestório, e qual a sequência correta para a sua realização? Existe algum método especial que possa ser empregado?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Quais sinais e sintomas devem ser investigados nesse caso?
Os pacientes infectados pela K. pneumoniae produtora de KPC apresentam sinais e sintomas como febre ou hipotermia, taquicardia, piora do quadro respiratório e, nos casos mais graves, hipotensão, inchaço e até falência de múltiplos órgãos.
Quais são os métodos propedêuticos utilizados no exame físico do sistema digestório, e qual a sequência correta para a sua realização? Existe algum método especial que possa ser empregado?
O exame físico deve ser geral, com foco no abdome. Importante verificar os sinais vitais, assim como o estado geral do paciente, itens necessários para realizar uma correta classificação de risco e importante na elaboração da hipótese diagnóstica. O exame físico deve ser considerado como uma arte que deve ser desenvolvida diariamente pelo médico.
Após ter realizado o exame geral, iniciar o exame físico na cavidade oral do paciente. A importância do sistema mastigatório na manutenção da higidez do aparelho digestivo. Verificar estado dos elementos dentários, estado da prótese, áreas de leucoplasia, eritoplasia. Deve-se ter especial atenção às áreas de assoalho da boca, porções ventro-lateral e base posterior da língua, palato mole, úvula, pilares anterior e posterior, espaço retromolar. Nestes locais devem-se procurar lesões precursoras de neoplasias orais.
A sequência do exame físico do abdome deve obedecer esta ordem:
Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com tronco e abdome expostos, em ambiente com boa luminosidade e temperatura adequada. Recomendar ao paciente deitar-se com a cabeça apoiada em travesseiro, ligeiramente elevada. O médico deve ficar à sua direita, aquecer as mãos e explicar o procedimento ao paciente.
• Inspeção;
• Ausculta;
• Percussão;
• Palpação.