segundo a oms, o sedentarismo e a obesidade estão entre os maiores problemas de saúde pública no mundo . quais são as consequências na vida das pessoas e como prevenir essas doenças?
PFVR ME AJUDEM
Respostas
Resposta:
Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física dentro do volume esperado (a recomendação é a de que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana). Justamente por isso, a instituição fez um recente alerta sobre o risco de uma nova pandemia de problemas de saúde decorrentes do sedentarismo aumentado em 2021.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Explicação:
Para combater o sedentarismo é preciso mudar o estilo de vida, mesmo durante as horas de trabalho e, se possível, dedicar algum tempo à prática regular de exercícios físicos que, são indicados para todo mundo, sem exceção. “Caso a pessoa tenha alguma limitação física ou dolorosa, é necessário que procure um fisioterapeuta e educador físico para iniciar exercícios orientados. Se a pessoa apresentar alguma doença crônica, é preciso que siga orientações médicas, porém, sempre há benefício em ser ativo".
A prevenção e o combate contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.