l1. Na modernidade a expansão do pluralismo religioso origina-se em decorrência de que?
2. Quais são os autores que apontam que o Brasil vive no momento um apogeu de liberdade religiosa, ou seja, as religiões nunca foram tão livres como agora?
3. O transito religioso é uma das vertentes do pluralismo, e desencadeou o que?
4. São muitas as maneiras onde a intolerância e o preconceito se resultam em prática
egoista e etnocêntrica. Isso ocorre por falta de que?
5. O que busca o diálogo inter-religioso?
6. O que conduz o diálogo inter-religioso?
7. Onde não pode faltar o diálogo inter-religioso?
8. Para você o que é diálogo inter-religioso?
9. Existem preconceito entre as religiões?
Respostas
Resposta:
1. Origina-se em decorrência do secularismo e a laicização do estado.
2. Hellern, Notaker e Gaarder.
3. Desencadeou um posicionamento focado numa mentalidade secular, revelando uma transição na busca do sagrado e a satisfação pessoal.
4. A falta do diálogo inter-religioso faz com que os indivíduos de uma religião vivam de maneira a pensar que somente sua religião deve ser aceita na sociedade e a do outro deve ser negada.
5. Busca pela supremacia mundial e, ao invés disso, devem dialogar e se respeitar mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa.
6. Enfatiza-se que não se pode ser religioso driblando o caminho do humano, portanto, todo o processo ocorre a princípio em nível de conscientização humana.
7. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.
8. Diálogo inter-religioso é a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem evitar a busca pela supremacia mundial.
9. Pode-se constituir uma intolerância ideológica. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou outra. Floresce devido à ausência de liberdade de religião e pluralismo religioso.