• Matéria: Geografia
  • Autor: laviniaaragao0
  • Perguntado 3 anos atrás

Els não lavram, nem criam, nem tem boi aqui, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem outra nenhuma alimária, que costumada seja ao viver dos homens; nem comem senão desse inhame que aqui há muito e dessa semente e fruitos que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto com quanto trigo e legumes comemos." [Carta sobre o achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha] - A partir do trecho da carta de Pero Vaz de Caminha escreva um pequeno texto discutindo como se deu as relações entre os portugueses e os indígenas, explicando como se aplica nessas tais relações o conceito de "Alteridade", "Etnocentrismo" e "Aculturação", além de evidenciar os fatores históricos que comprovem os fatos apresentados em seu texto.​

Respostas

respondido por: mcavestrocorreia
1

Resposta:

b) I, II, III e V.

Explicação:

Partindo da leitura das três citações da Carta de Pero Vaz de Caminha, analise os itens a seguir:

I. Trata-se de um documento histórico que exalta a terra descoberta mediante o uso de expressões valorativas dos hábitos e costumes de seus habitantes, o que, de um lado, revela a surpresa dos portugueses recém-chegados, de outro, tem a intenção de instigar o rei a dar início à colonização.

II. Ao afirmar que os habitantes da nova terra não têm nenhuma crença, Caminha faz uma avaliação que denota seu desconhecimento sobre a cultura daqueles que habitam a terra descoberta, pois todos os grupos sociais, primitivos ou não, têm suas crenças e mitos.

III. Caminha usa a conversão dos gentios como argumento para atrair a atenção do Rei Dom Manuel sobre a terra descoberta, colocando, mais uma vez, a expansão da fé cristã como bandeira dos conquistadores portugueses.

V. As citações revelam que a Carta do Achamento do Brasil tem por objetivo descrever a nova terra de modo a atrair os que estão distantes pela riqueza e beleza de que é possuidora.

Perguntas similares