Conhecer os fundamentos técnicos que estão presentes no basquete é de extrema importância para o bom desempenho dos atletas e da equipe em quadra. Imagine que você está montando uma equipe de jovens jogadores. Com a frequência dos treinos, você conseguiu identificar as características de cada um dos jogadores a partir de suas qualidades técnicas. A partir disso, responda as questões abaixo sobre como você montaria o time para a competição. a) Um de seus atleta se destaca entre os demais pela sua altura, envergadura, impulsão horizontal, capacidade de arremesso e defasagem nos dribles. Com essas características, qual seria a melhor posição para ele ocupar no time? b) Ao perguntar aos atletas quais se sentem mais à vontade para atuar como armador, nenhum respondeu, ficando o encargo à sua decisão. Por compreender que essa função é primordial em uma equipe, você terá que nomear um dos atletas para cumprir o papel. Quais elementos você deve levar em consideração para designar um atleta para essa função? c) Considerando que os treinamentos não foram suficientes para aumentar a eficiência dos arremessos de longa distância, quais orientações você passaria para seus atletas, de modo a aumentar as chances de somar pontos?
Respostas
Resposta:
Em relação ao desafio, espera-se que o aluno desenvolva a seguinte linha argumentativa:
a) As características do atleta em questão supõem que ele terá capacidade de disputar bolas altas entre os defensores adversários, além de ter uma impulsão que lhe favoreça os arremessos próximos à cesta. A pouca habilidade no drible sugere que esse atleta não tenha que se desvencilhar da marcação adversária conduzindo a bola. Portanto, a função tática que mais se aproxima às características do atleta é a de pivô.
b) O armador é o jogador reponsável por ditar o ritmo da equipe, decidindo a hora exata de atacar para tentar o arremesso e sendo imprescindível sua atuação em quadra. Na falta de um jogador que desempenhe essa função, o treinador deverá buscar um atleta que desempenhe melhor os fundamentos técnicos dessa função, quais sejam: o passe, o drible, as fintas, o controle de bola e a visão de jogo.
c) Ao identificar a dificuldade em arremessos de longa e média distância, o treinador deve orientar sua equipe a evitar esses lances, minimizando a perda de bola. Como alternativa, o treinador pode solicitar que a ênfase da equipe seja na troca rápida de passes, com grande movimentação dos pivôs, facilitando a infiltração de alas e armadores para tentar o arremesso próximos à tabela adversária.