As línguas orais são em sua maioria arbitrárias, pois a palavra não é depreendida apenas pela sua representatividade, mas se faz necessário conhecer o seu significado. A iconicidade se encontra presente nas línguas de sinais, mais do que nas línguas orais, mas a sua arbitrariedade continua a ser dominante.
Nogueira, C. M. I.; Carneiro, M. I. N.; Soares, B. I. N. Libras. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando as discussões que efetivamos em nossa disciplina sobre os aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos da Libras e acerca da iconicidade desta língua, e de acordo com o material didático da disciplina, analise as asserções seguintes:
I - Apesar de muitos sinais serem icônicos, estes se constituem em classificadores. Portanto, a língua de sinais não pode ser confundida com mímica.
PORQUE
II - A mímica se constituiu em comunicação intuitiva, se constitui de gestos, enquanto que os sinais são símbolos convencionados entre os usuários da língua.
Sobre as afirmativas, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserção I e II são falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
Explicação:
As Línguas de Sinais (ou línguas gestuais) são visuais, naturais, autônomas e apresentam palavras e gramática próprias (4).
Desse modo, cada língua de sinais corresponde a uma localidade, não sendo uma língua visual universal. Assim, há uma Língua de Sinais no Brasil, na França e na Inglaterra, por exemplo. Cada uma dessas línguas gestuais possuem características próprias.
Para se utilizar a Língua de Sinais, necessita-se usar gestos corpóreos, incluindo sinais visuais e articulações da face, expressando as emoções e os sentimentos pelos órgãos da visão e do tato.
A leitura orofacial corresponde à leitura facial por intermédio dos lábios. Assim, as pessoas surdas conseguem entender e se comunicar além da Língua de Sinais.
Todas pessoas surdas têm direito a aprenderem a Língua de Sinais, caminho pelo qual conseguem se comunicar mais facilmente. Logo, o preconceito deve ser erradicado e a empatia, praticada.
Cabe ao professor de Libras ensinar a língua aos alunos das escolas regulares que apresentam tal condição, segundo o Decreto 5.626/05.
Link: brainly.com.br/tarefa/23930290