Respostas
Resposta:
Olá
Boa tarde
Vejo que está em uma dúvida...
Vou lhe ajudar
Espécies de animais que desenvolvem seus embriões em ovos
Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra.
As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo. Os ovos possuem todo material nutritivo necessário para a sobrevivência dos filhotes, energia essa chamada de vitelo.
Essa forma de procriação possui menores chances de sobrevivência, pois os ovos ficam expostos ao ataque de animais predadores, diferente dos animais vivíparos ou animais ovovivíparos.
Exemplos de animais ovíparos
Anfíbios e répteis – fazem parte desse grupo animais como rãs, salamandras, tritões sendo anfíbios e tartarugas, crocodilos, serpentes e lagartos como répteis. Os anfíbios precisam da água para pôr seus ovos, pois eles não têm casca e o contato excessivo com o sol e o ar faria com que os ovos secassem. Por isso, precisam mantê-los úmidos. Dependendo da espécie, os répteis podem pôr ovos fora e dentro da água e alguns põem em quantidade para aumentar a taxa de sobrevivência.
Aracnídeos – esse grupo que ainda inclui hexápodes, miriápodas e crustáceos são chamados de artrópodes, ou seja, mariposas, lacraias, aranhas e algumas espécies de caranguejos. A fertilização dos ovos de alguns desses gêneros pode ser feita tanto interna quanto externa, mas é um grupo que bota centenas de ovos por fecundação.
Aves – todos os tipos de aves põem ovos já fecundados. Aves que botam poucos ovos passam muito tempo no ninho cuidando das crias, já as que colocam grande quantidade não têm um cuidado parental adequado. No entanto, as chances de sobreviver são maiores.
Peixes – todas as fêmeas excretam seus ovos na água, obviamente. Algumas procuram buracos pequenos ou folhas de plantas aquáticas para depositá-los e ficam esperando o macho depositar o esperma para fecundá-los. Os ciclídeos são peixes que protegem os ovos fecundados na própria boca.
Explicação: